“Cerâmicas”, por Gilberto Narciso – abertura em 16 de fevereiro!
08 fev 2017

“Cerâmicas”, por Gilberto Narciso – abertura em 16 de fevereiro!

08 fev 2017

Acontece em 16 de fevereiro, quinta-feira, das 11h30 às 16 horas, o encontro com o artista Gilberto Narciso, em cartaz no Quintana com sua mostra “Cerâmicas”. As peças, que refletem a forma com que Narciso vê a natureza e o desenrolar da vida, foram produzidas a partir de estudo de quase 40 anos, dos quais dedicou a conhecer materiais naturais e seus desdobramentos e aplicações. Na ocasião, o artista estará disponível para apresentar seu trabalho, e acompanhará uma experiência completa com a produção de pratos especiais na mesa gastronômica do Quintana, em homenagem à sua arte.

Após pesquisar a partir da lava vulcânica, e posteriormente rochas e minerais do Paraná, Narciso começou a introduzir tais componentes em massas cerâmicas e vidrados. Depois disso, a análise partiu para um universo particular e inédito – como a técnica de pelotas, inédita e desconhecida pelos ceramistas, com resultado incrível para os olhos e totalmente natural. Trata-se de um trabalho manual e peculiar, repleto de muito estudo, que é deleite ao tato e aos olhos. Além disso, é nítida a relação de suas peças com sua vida e histórico, que retratam o amor pela natureza, a terra, família e poesia. A exposição é composta por bowls, cuias, pratos, máscaras, pequenas esculturas e outras de maior porte, distribuídas pela área interna e externa do Quintana, em um resgate de formas tradicionais e ancestrais aliadas à outras inusitadas.

Na ocasião, a mesa gastronômica do Quintana estará ainda mais especial, com dois pratos criados especialmente para a ocasião. Além disso, as peças estarão disponíveis para venda em condições especiais. A ação trata-se da segunda mostra do ano em cartaz no espaço, que há 9 anos oferece atividades culturais e sustentáveis em meio à gastronomia. A iniciativa é da chef e proprietária Gabriela Vilar, ao lado da artista plástica Birgitte Tümmler, responsável pela curadoria do Quintana em 2017.

Sobre Gilberto Narciso

O artista, natural de Ibicaré-SC, é engenheiro químico formado pela UFPR e diplomado em cerâmica artesanal e artística pelo Instituto Condorhuasi de Buenos Aires, Argentina. Possui ateliê e loja em Quatro Barras-PR, onde faz pesquisas e exerce seu amor pela natureza e seus mineirais, trabalho no qual atua há cerca de 40 anos.

Sobre Birgitte Tümmler

Nascida em Copenhague, na Dinamarca, a artista visual Birgitte Tümmler veio a Curitiba ainda criança e já assume seu amor pelo Brasil. Sua maneira aberta de ver o mundo e sua crença nos valores que as artes e a cultura têm para fortalecer laços humanos e anímicos fazem com que busque replicar esta filosofia, seja por meio de seus próprios trabalhos, e também no incentivo e parceria com outros agentes culturais.

Serviço: Cerâmicas, por Gilberto Narciso. Até 4 de abril, das 11h30 às 16 horas. No Quintana. Av. do Batel, 1440 – Batel – Curitiba. Informações e reservas: (41) 3078-6044.

Deixe um comentário
More Posts
Comentários

Comments are closed.