Cordeiro e Quirera, nosso Prato da Boa Lembrança em 2015
18 mar 2015

Cordeiro e Quirera, nosso Prato da Boa Lembrança em 2015

18 mar 2015

O Quintana faz parte da Associação da Boa Lembrança, um criterioso projeto que valoriza os ingredientes, tradições e produtores locais. A cada ano, os restaurantes participantes, todos com gestão de qualidade, criam pratos tradicionais inspirados em sua região. Além de consumir cultura por meio da gastronomia, a ação traz a você uma surpresa especial. Ao pedir o Prato da Boa Lembrança, você leva de presente para casa uma peça exclusiva em cerâmica feita a mão como lembrança desta deliciosa refeição. Um selo de qualidade, cultura e sabores.

Em 2015, nosso prato é o seguinte:

OLYMPUS DIGITAL CAMERACordeiro e Quirera
Cordeiro regional proveniente da cooperativa Castrolanda, preparado com quirera na tradição do Estado do Paraná e mel Jataí, com ingredientes locais. R$ 64,00.

A produção do prato é minuciosa e repleta de detalhes. Quer saber todos os detalhes e, até mesmo, experimentar a receita em casa? Abaixo você confere todos os detalhes!

Pernil de Cordeiro de Castro em molho de vinho e especiarias com quirera da Lapa e Mel Abelha Jataí Guaraqueçaba

Ingredientes cordeiro:           

2 peças pernil de cordeiro Castrolanda; Sal de especiarias (receita abaixo); 600 gramas mirepoix (legumes cortados em cubos graúdos – 1 cenoura, 1 salsão, 1 alho poró, 1 cebola); 5 ml mel puro abelha nativa sem ferrão Jataí – reservar para finalização.

Preparo cordeiro: Furar com uma faca as peças de pernil e temperar com o sal de especiarias. Coloque em uma assadeira e enriqueça com vinho tinto e o mirepoix. Cobrir com alumínio e levar ao forno a 180° por 4 horas. A cada hora, vire as peças de pernil de lado para estarem em contato com o vinho. 

Sal de especiarias*

200 gramas de sal marinho (ou grosso); 2 sementes de anis estrelado; 3 sementes de cardamomo; ½ colher de chá de canela em pó; 1 colher de sopa de coentro em semente; 1 colher de sopa de cominho em pó.

Preparo Sal de esperiarias: Colocar no liquidificador e bater por completo.

Molho de vinho e ervas

80 gramas de manteiga; 60 gramas de farinha de trigo; 1,3 litros de caldo de legumes / carne; 1,5 litro de vinho; 120 ml de shoyu; ½ maço de alecrim; ½ maço de tomilho; ½ maço de sálvia; ½ maço de manjericão.

Preparo molho: Derreta a manteiga e coloque as ervas já picadas. Logo, acrescente a farinha e refogue em fogo baixo por alguns minutos. Acrescente o vinho, o caldo de legumes, shoyu e ervas e deixe cozinhar em fogo baixo por 2 horas.

Quirera

80 gramas de manteiga; 5 dentes de alho picados; 100 gramas de cebola picada; 600 gramas de quirera amarela; 1,4 litros de caldo legumes (o quanto baste); 250 gramas de queijo parmesão; sal e pimenta a gosto; 4 tomates; 10 folhas manjericão picadas; cebolinha picada; noz moscada – à gosto.

Preparo quirera: Derreta a manteiga e refogue o alho e a cebola. Acrescente a quirera e aos poucos o caldo quente, como um processo de risoto. Finalize com o queijo parmesão, o tomate e manjericão. Um toque de noz moscada!

Montagem:

Corte o cordeiro ao molho. No prato sirva a quirera, então o cordeiro e molho e finalize com o mel de abelha jataí.

Serve 10 pessoas.

Deixe um comentário
More Posts
Comentários

Comments are closed.