Blog

setembro 2017

Viewing posts from setembro , 2017

Ações de literatura, ilustrações e sustentabilidade no mês das crianças no Quintana

Neste sábado, 30 de setembro, o Quintana inicia a temporada de ações culturais voltadas ao público infantil, em meio ao mês das crianças. O espaço gastronômico recebe as obras “Cadê o Fubá?” e “Leo, a lagarta sonhadora”, da editora InVerso, com contação de histórias de forma lúdica e criativa. A oficina é gratuita e começa às 11h30, no Quintana Gastronomia.

Na trama assinada, a autora conta com rimas, sons e cores vivas para apresentar o mistério – onde está o fubá que seria usado para fazer um delicioso bolo? As crianças utilizarão massinhas de modelar para acompanhar a história e fazer, de forma lúdica, a receita. Para encerrar, a idealizadora do Quintana Gabriela Vilar de Carvalho apresentará histórias da vida na cozinha, além de levar a parte mais aguardada – o bolo!

As ações culturais têm continuidade no domingo, 1.º de outubro, data na qual o Quintana recebe novamente a poetisa Yane Kritski. Ela lançará o livro “A lucidez é dura minha filha”, que trata-se de uma narrativa com poesias que marca como a artista deu seus primeiros passos no mundo da literatura. Yane irá interagir com o público por meio da poesia de improviso, na qual o leitor apresenta seis palavras, que são utilizadas pela poetisa para criar um texto em apenas seis minutos. A ação encantou os clientes nos últimos fins de semana no Quintana e promete atrair ainda mais pessoas neste domingo.

No dia 12 de outubro, o Quintana recebe o artista Rogerio Borges, que irá apresentar ao público infantil uma oficina de ilustrações – e ensinará a todos como desenhar um dragão. O mês conta também com oficina sobre abelhas nativas sem ferrão com o meliponicultor Benedito Antônio Uczai; sobre compostagem e reciclagem; e outros pilares do Quintana Gastronomia. Participe!

Serviço: Mês das Crianças no Quintana Gastronomia. Abertura neste sábado, 30 de setembro, das 11h30 às 13h30. Ações aos sábados do mês de outubro, das 11h30 às 15h30, e também na quinta-feira, 12 de outubro, das 11h30 às 13h30. Mais informações e inscrições: (41) 3078-6044 ou pelo e-mail quintanagastronomia@gmail.com. www.quintanagastronomia.com.br.

Urban Sketchers abrem exposição no Quintana neste sábado, 23 de setembro

Acontece neste sábado, 23 de setembro, a abertura da exposição “Sketchers no Quintana”, produzida pela comunidade Urban Sketchers de Curitiba. Os trabalhos são assinados por 28 artistas, que produziram seus desenhos ao ar livre e retratam cenas inspiradoras da vida urbana. Eles estarão presentes na abertura, das 11h30 às 14h30, para atender o público e contar mais sobre seu trabalho. A mesa gastronômica do Quintana também será especial, com uma seleção de pratos que refletem na alimentação algumas das inspirações retratadas nas ilustrações da mostra.

No Quintana, o grupo realizou um encontro no mês de maio deste ano para dar os primeiros passos dessa parceria, que culmina agora com o lançamento da exposição coletiva. “Assim como o Quintana, o movimento é um refúgio. Ambos se conectam com o que é natural, aromático, táctil e sensorial”, explica o artista Fabiano Vianna. Sobre o projeto, ele conta que os sketches vão além de um registro pontual, como o da fotografia. “Dentro de cada sketch dormem centenas de fotografias. Os uskers levam para suas casas a cidade na forma de sketches”, reflete.

O Urban Sketchers trata-se de uma comunidade de correspondentes que reúne pessoas em todo o mundo, todas com o objetivo de produzir e compartilhar desenhos feitos em locação. O grupo nasceu em 2008, criado pelo jornalista espanhol e residente dos Estados Unidos Gabriel Campanario. No Brasil, a versão nacional surgiu em 2011, sendo que em 2015 formou-se o grupo em Curitiba. O grupo faz também parte do roteiro da Bienal de Artes de Curitiba, e abre exposição de projeção de imagens no Pátio Batel no dia 26 de setembro.

Cultura no Quintana

A exposição marca a sexta grande mostra em cartaz no Quintana em 2017, com curadoria artística de Birgitte Tümmler, que já recebeu a artista plástica Andrea Horn, o fotógrafo Daniel Castellano, o artista plástico e ilustrador Rogerio Borges, o ceramista Gilberto Narciso, a escultora Aline Albuquerque e o artista gráfico Osvalter. Há 9 anos, o espaço fomenta ações culturais e sustentáveis em meio à gastronomia, e busca sensibilizar clientes com estímulos sensoriais.

Serviço: “Sketchers no Quintana”, por Urban Sketchers. Em cartaz entre 23 de setembro e 15 de novembro. Abertura sábado, 23 de setembro, das 11h30 às 14h30. No Quintana – Av. do Batel, 1440 – Batel – Curitiba. Informações e reservas: (41) 3078-6044. www.quintanagastronomia.com.br.