Blog

outubro 2016

Viewing posts from outubro , 2016

“Repaginando Klimt” em destaque no Quintana neste sábado

Ação especial homenageia a artista Kézia Talisin e seu mais recente trabalho, em cartaz no restaurante

A renovação que traz um olhar distinto ao seu trabalho. Assim definimos as obras de Kézia Talisin na mostra “Repaginando Klimt”, na qual a artista recria trabalhos já finalizados, além de produzir novas obras bidimensionais. A exposição, em cartaz no Quintana Café e Restaurante, traz novos nuances que recriam a icônica Árvore da Vida do artista austríaco Gustav Klimt. Neste sábado, 22 de outubro, no restaurante, uma ação especial propõe experimentar as obras em todos os sentidos – pelo olhar e também por meio de criações gastronômicas, que enriquecem a mesa do almoço com pratos inspirados na exposição a fim de proporcionar uma nova experiência.

Na mesa, cada prato foi inspirado em uma obra da mostra da artista. Nossa equipe fará o preparo do Bacalhau Português, Feijoada Branca Portuguesa e Pastel de Belém; todos inspirados nas obras Azulejaria Klimtiana I, II e III. Já o risoto de beterraba e “cacos” de castanhas foi inspirado na obra Cacos; e a lasagna verde de espinafre na obra Sem Título. Além disso, os clientes serão recepcionados com um chá frio de hortelã e manjericão, bebida que celebra o “Momento da Artista”.

Tanto na nova produção, quanto nas repaginadas, está em destaque a árvore da vida, que atua como protagonista na expressão da artista. No entanto, o novo trabalho traz uma diversificação de fundos, com a utilização de elementos considerados descartáveis para trazer pluralidade e novas dimensões. Foram utilizados tecidos, pastilhas, pequenas gemas de vidro, cacos e utilitários em porcelana que interagem com a plástica das produções e enriquecem a assinatura artística de Kézia, na qual as árvores crescem em arabescos.

O objetivo principal da mostra, que exemplifica a paixão Klimtiana da artista, trata-se da apreciação do público com a arte ornamental, decorativa, rida e colorida, também em harmonia ornamental e com consciência socioambiental. Todas as obras estão disponíveis para venda.

Sobre a Artista 

Natural de Maringá, radicada em Curitiba, Kézia é artista visual pós-graduada em Artes Visuais da Cultura à Criação pelo SENAC/PR; Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPR e Bacharel em Turismo pela Universidade Tuiuti do Paraná. Cursou materiais e técnicas de pintura na Associação Cultural Solar do Rosário por sete anos, sendo os últimos dois como monitora. É assistente curatorial desde 2012 nas mostras do grupo de arte contemporânea Art.con e Óia Nóis, da qual participa desde 2008.

Em seu percurso artístico destacam-se acervos nacionais e internacionais, além de exposições coletivas, individuais, instalações artísticas e salões de arte em espaços culturais oficiais pelo Paraná e no Brasil e alguns países europeus, entre eles duas exposições coletivas nas cidades francesas de Saint Thibault des Vignes e Var-Sur-Marne. Participou do Carrousel du Louvre em Parins, na França, e iniciou atividades em seu ateliê próprio desde 2012, localizado no bairro Bom Retiro, em Curitiba.

Serviço: “Repaginando Klimt”, por Kézia Talisin. Ação especial com presença da artista no sábado, 22 de outubro, das 11h30 às 16 horas, no Quintana Café e Restaurante. Av. do Batel, 1440 – Batel. Informações e reservas: (41) 3078-6044. www.quintanacafe.com.br. Mostra “Repaginando Klimt” em cartaz todos os dias, das 11h30 às 16 horas, até 15 de novembro.

Chefs e cozinheiros paranaenses celebram o Dia Mundial da Alimentação com pratos especiais

 

Os renomados chefs da cozinha paranaense Gabriela Carvalho, Delio Canabrava, Vania Krekniski, Marcos Bortolozzo, Claudinei Oliveira, Fernando Matsushita e Luca Calabro que participam da ação colaborativa #amofeijão – “Semana das Leguminosas nos Restaurantes do Paraná” – que aconteceu até 16 de outubro, celebram o Dia Mundial da Alimentação, oferecendo aos clientes pratos especiais com receitas baseadas em plantas leguminosas.

Os grãos comestíveis são cultivados e ingeridos pelos humanos há mais de 10 mil anos. No cardápio variado estiveram receitas culinárias típicas do Brasil como feijoada e virado à paulista, mas também opções como salada italiana a base de feijão de verão, acarajé de feijão preto com vinagrete de pernil de leitão e laranja, e ainda hambúrguer de grão de bico e especiarias, molho de iogurte e hortelã. Outras opções incluem nachos Maria Dolores – prato genuíno mexicano feito a base de feijão. São inúmeros arranjos nutritivos com amendoim, sopas e saladas diversificadas de grão de bico, lentilhas e ervilhas. Para os nordestinos, um prato regional chamado baião de dois foi colocado à mesa durante a atividade que começou dia 10 de outubro.

A consagração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência quando da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO, em 1945.  No dia 16, realizaram-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a boa alimentação em todo mundo.

Objetivos

O evento faz parte da estratégia da FAO no Ano Internacional das Leguminosas para alertar a necessidade da produção alimentar e reforçar parcerias a vários setores da economia. Segundo Alan Bojanic, representante da entidade no Brasil, “alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo e reforçar a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento para a boa produção de alimentos”.  Para o Bojanic, “promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento e encorajar a participação da população rural na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida são diretrizes importantes para que possamos produzir de forma sustentável e saudável alimentos para as pessoas”. Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar os nove bilhões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.

Restaurantes participantes da ação colaborativa

Restaurante Saanga Grill (Avenida Iguaçu, 2423 – Batel), Restaurante Babilônia (Alameda Dom Pedro II, 541 – Batel), Restaurante Zappata (Avenida Silva Jardim, 3959 – Batel) Bar Jabuti (Rua Assis Gonçalves, 1506 – Agua Verde), Restaurante Vila Sabor (Shopping Mueller – Centro Cívico), Restaurante Mukeka (Rua Machado de Assis, 417 – Juveve), Bistrô Marbô (Rua Dr. Faivre, 691 – Centro), Restaurante Armazém Colônia (Rua Vicente Machado, 1168), Restaurante Casa Varela (Rua Dr. Aloysio França, 170 – Bigorrilho), Restaurante Do Peruano (Avenida Vitor Ferreira do Amaral, 1088 (loja 12) – Tarumã),  Hard Rock Café Restaurante (Rua Buenos Aires, 50 – Batel) Restaurante Kandoo (Rua Dr. Alexandre Gutierrez, 732 – Batel), Restaurante Limoeiro (Avenida Humberto Castelo Branco, 669 – Jardim Social), Restaurante Velho Oriente (Avenida Agua Verde, 1551 – Agua Verde) Restaurante O Forninho do Cabral (Rua Coronel amazonas Marcondes, 1350 – Cabral), Cantina do Délio (Rua Itupava, 1094 – Alto da Glória) Restaurante Quintana Café (Avenida Batel, 1440 – Batel0, Restaurante Mediterrâneo Cristal (Shopping Cristal – Batel), Banoffi Bistrô (Rua Itupava – 1091 – Alto da XV), Manekos Bar (Alameda Cabral, 49 – Centro), Bife Sujo Restaurante (Rua Saldanha Marinho, 479 –Centro) e Restaurante Casareccia (Avenida dos Estados, 405 – Água verde).

Realização

A ação colaborativa sem nenhum custo aos participantes é uma realização da FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura  – Sul do Brasil,  da ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, IBRAFE –Instituto Brasileiro do Feijão, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento/PR, Instituto Emater/PR, SESC/PR, FEIJAO PÉ VERMELHO, EMBRAPA/PRIAPAR/PR, Restaurantes Boa LembrançaSENAC/PRSMAB Mercado Municipal de Curitiba, SENAR/PR UNICAFES, CRESOL e INFOCOS.

Serviço:

#amofeijão – Semana das Leguminosas nos Restaurantes do Paraná

Para mais informações sobre o ano Internacional as leguminosas: www.fao.org

Mais informações do evento no facebook: @amofeijão