Blog

agosto 2016

Viewing posts from agosto , 2016

Boa Lembrança promove jantar beneficente; veja detalhes e garanta seu lugar!

No dia 17 de Setembro acontece, em Curitiba, um Jantar Beneficente promovido pela Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, com renda líquida revertida para as ações do Projeto Samaritan’s Feet. O evento compõe o calendário do XXI Congresso da Boa Lembrança, encontro anual que reúne os principais nomes da gastronomia nacional e que, este ano, acontece de 16 a 18 de setembro na capital paranaense.

A programação do Congresso, este ano, está sendo cuidadosamente preparada pelos chefs e empresários paranaenses associados à entidade Celso Freire, Kika Marder, Délio Canabrava, Rosane Radecki, Gabriela Vilar de Carvalho e Alexandre Saredi e a organização do Jantar está impecável na escolha de cada detalhe.

Das 20 às 23 horas, renomados chefs comandam a cozinha do Buffet Nova Curitiba, com um menu completo preparado especialmente para a ocasião: para abrir a noite, Rosane Radecki, Kika Marder e Arthur Saredi preparam deliciosos canapés, seguidos de uma entradinha especial feita por Auricélio Romão. Tereza Paim e Monica Rangel assinam o primeiro e o segundo pratos, respectivamente e, para finalizar, Cesar Santos apresenta um mix de doces pernambucanos como sobremesa.

A noite promete ser de muita alegria. Além de ajudarem a um projeto sério, todos que participarem ganharão, como recordação, um exemplar exclusivo do Prato da Boa Lembrança, uma peça de cerâmica produzida artesanalmente, com desenho alusivo ao evento, que já se tornou peça de coleção para centenas de pessoas por todo o Brasil.

A venda antecipada de convites está sendo realizada pelos restaurantes anfitriões (Quintana, Cantina do Délio, Chalet Suisse, Girassol e  Sel et Sucre) e pelo Samaritan´s Feet. O valor é de R$ 200,00 por pessoa.

MENU – JANTAR BENEFICENTE

PRA COMEÇAR – Chefs Rosane Radecki, Kika Marder e Arthur Saredi

MIX DE CANAPÉS (broa de centeio com carne de onça + dadinho de queijo da canastra com goiabada e amêndoas + mini fondue de queijo).

Harmonização: Espumante: Cava Don Roman Brut

ENTRADA – Chef Auricélio Romão

CAMARÕES CROCANTES AO MAR DE NORONHA

Harmonização: Espumante: Cava Don Roman Brut

PRIMEIRO PRATO – Chef Tereza Paim

PESCADA PRA OXUM

Harmonização: Vinho Branco: Loios 2015 – Alentejo – Portugal

SEGUNDO PRATO – Chef Monica Rangel

CARRÉ FRANCÊS DE PORCO COM COUSCOUS DE OVINHA E MOLHO DE CAJÚ

Harmonização: Vinho tinto: Marques de Tomares Crianza 2012 – Rioja – Espanha

SOBREMESA – Chef Cesar Santos

COQUEIROS DE PERNAMBUCO (mix de doces artesanais pernambucanos: pudim de côco + bolo-de-rolo de côco + sorvete de côco com mel de engenho + cocada mole)

Harmonização: Vinho de sobremesa: Madeira Justino’s 3 anos

SAMARITAN´S FEET
A Samaritan’s Feet International é uma organização sem fins lucrativos e econômicos, de caráter humanitário que tem por objetivo levar esperança a jovens e crianças carentes por meio da doação de calçados. A cada iniciativa um grupo de voluntários lava os pés e entrega um par de calçados novos e encoraja cada um dos jovens ou crianças a acreditar que seus sonhos podem se tornar realidade. Por meio disso expressamos a nossa mensagem de amor e esperança e também a promoção de acesso à saúde, educação, inclusão e empoderamento da dignidade humana.

Hoje, a organização conta com mais de 70 mil voluntários que servem em mais de 70 países, calçando crianças, promovendo saúde e compartilhando uma mensagem de esperança. As ações têm impactado substancialmente milhares de pessoas atendendo às necessidades específicas na educação, esporte e cultura, por meio de parcerias com organizações e empresas dentro de cada país. Hoje a organização já pode beneficiar mais de 6,5 milhões de pessoas em todo mundo e mais de 10 milhões em iniciativas indiretas, por meio da participação de outras instituições. Além da sede central em Charlotte nos Estados Unidos, a Samaritan’s Feet possui escritórios na África do Sul, Argentina, Brasil, Honk Kong, Nigéria e Peru.

SERVIÇO:

XXI CONGRESSO DA BOA LEMBRANÇA

De 16 a 18 de Setembro | Curitiba/PR

Mais informações: secretaria@boalembranca.com.br

www.boalembranca.com.br

 

JANTAR BENEFICENTE

17 de Setembro, das 20 às 23 horas

Local: Buffet Nova Curitiba – Paulo Gorski, 510 – Mussunguê – Curitiba/PR

Informações e compra de convites:

Dia dos Pais no Quintana! Confira programação especial

A programação de Dia dos Pais no Quintana está incrível. Além das diversas ações especiais e presentes criativos que você encontra no espaço no sábado, a mesa gastronômica de domingo está demais. Entre as opções de pratos quentes, será servido brandade de bacalhau com purê de batatas, azeitonas, azeite de oliva e ervas; costela suína assada com mostarda e mel; filé argentino grelhado com alho crocante; e lasagna mediterrânea de espinafre, berinjela e molho artesanal de tomates e manjericão – cardápio para pai nenhum por defeito! De sobremesa, brownies de chocolate meio amargo com cream cheese e crocante de amendoim e café. E tem mais! Em uma parceria especial com a Vale Fértil, todos os pais vão ganhar um pote de azeitonas recheadas com pimentão. Demais! Venha aproveitar o Dia dos Pais e celebrar ao lado do cara mais incrível do mundo! Para reservas, ligue (41) 3078-6044. O Quintana abre todos os dias, das 11h30 às 16 horas. #EcoGastronomiaCultural #Gastronomia #Cultura #Sustentabilidade #Curitiba #Parana #Brasil #Amor #Arte #CervejasCuritibanas #CervejasArtesanais #Literatura #Poesia #Natureza #Sabores #MesaGastronomica #Saudavel #Instafood

Dia dos Pais no Quintana! Almoço especial e presentes que fogem do convencional, venha!

Se seu pai é um monstro – no bom sentido, é claro, um grande homem cheio de amor – o presente dele tem que estar a altura. Por isso, no Quintana Café e Restaurante, o Dia dos Pais está tão incrível quanto eles merecem. Acontece no dia 13 de agosto o almoço especial, que contará com o lançamento de um rótulo extraordinário de cerveja artesanal paranaense – a Ogre Beer Jacu ao Quadrado –, além de uma parceria especial com a Electrolux e as panelas Infinite Amplicook. Tudo para você caprichar no presente do cara mais importante do mundo.

O rótulo Jacu ao Quadrado, da Ogre Beer, leva um toque de joia. Na já conhecida Jacu do Mato, feita com pinhão e melado de cana, foi acrescentado o café do Jacu – o mais exclusivo produzido no Brasil. O resultado é uma nota alcóolica intensa, com o sabor do café presente e com o dulçor do melado mais suave. Vai combinar perfeitamente com a mesa gastronômica especial do dia, que vai contar com dois pratos feitos com a cerveja – frango e pinhão assados com molho de melado e Jacu ao Quadrado, acompanha farofa de café; e o tiramissu de Jacu ao Quadrado, para fechar a refeição.

Como presente, você vai ter diversas opções. Para começar, uma delas vai fazer você aproveitar ainda mais o almoço do dia seguinte em casa. Ao comprar duas Jacu ao Quadrado, você leva uma receita do Frango e Pinhão com Cerveja, já com todos os ingredientes porcionados para você cozinhar em casa. Ou seja – uma garrafa você bebe, a outra, você adiciona na receita.

Outro destaque é a ação especial Electrolux, com as lindas e versáteis panelas Infinite Amplicook. Quem vem ao Quintana já sabe que a gente só usa elas, por serem de altíssima qualidade e garantirem um preparo especial. Ao comprar uma unidade da panela, você leva de presente um avental exclusivo da Electrolux – e ainda, uma garrafa de Jacu ao Quadrado.

Para fechar, quem levar qualquer rótulo da Ogre Beer para casa, ou tomar na casa dois chopes da Jacu ao Quadrado, vai ser presenteado com mais uma garrafa – a Über Lager. Vai dizer que não está mais que especial? Ah! E no almoço de domingo, Dia dos Pais, o Quintana também terá uma mesa incrível para você celebrar em família.

Venha sair da rotina do seu dia a dia e aproveita para conhecer novas experiências no Quintana!

Pai, por Mario Quintana

São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras
E nele cabe o amor infinito”

Serviço: Quintana Café e Restaurante. Aberto todos os dias, das 11h30 às 16 horas. Av. do Batel, 1440. Informações e reservas: (41) 3078-6044. www.quintanacafe.com.br. 

Caçarola Espanhola: confira a receita!

Para quem busca uma opção mais que especial para aquecer os dias frios, a Caçarola Espanhola é uma ótima opção de sopa – repleta de nutrientes, enriquecida com especiarias e proteínas, e mesmo assim, leve. Abaixo, confira a receita completa!

Sopa espanhola de porco, páprica e grão de bico

Chefs Gabriela Carvalho e Tancredo Pereira

Tempo de preparo: 12 a 20 horas para deixar o grão de bico de molho; 2h20 de preparo final.

Nível de dificuldade: médio

Rendimento: 8 pessoas

Custo: R$ 80

Sugestão de harmonização, pelo sommelier de cervejas Fabricio Thomaz: Cerveja De Bora Extreme, da De Bora Bier (Barley Wine).

Ingredientes:

– 200 gramas de grão de bico

– 400 gramas de chouriço curado defumado (linguiça curada defumada)

– 400 gramas de linguiça fresca (de ótima qualidade)

– 600 gramas de lombo suíno

– 2 litros de caldo de carne ou legumes

– 100 gramas de alho

– 250 gramas de cebola

– 200 gramas de cenoura

– 100 gramas de aipo

– 100 gramas de ervilha fresca (pode ser congelada)

– ½ bandeja de tomilho

– 600 gramas de tomate

– ½ maço de salsinha

– 1 maço de manjericão

– ½ maço de cebolinha

– ½ bandeja de alecrim

– ½ bandeja de sálvia

– 100 gramas de páprica doce

– 100 gramas de páprica picante

– 20 gramas de cominho

– 10 gramas de pimenta do reino

– 10 gramas de erva doce

– 400 ml de vinho tinto

– Sal a gosto

Preparo: Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro (12 a 20 horas). Corte a linguiça fresca em cubos de 2,5 cm e reserve. Corte o lombo em cubos, tempere com sal e pimenta do reino. Reserve. Corte a linguiça curada em cubos menores (1,5/2 cm) e reserve. Corte a cenoura, cebola e o aipo em cubos, reserve. Triture o alho. Toste as especiarias. Reserve. Cozinhe o grão de bico com folhas de louro e reserve (al dente, por 10 minutos). Desfolhe o tomilho e alecrim, salvia e pique finamente. Reserve. Pré-cozinhe a cenoura, al dente – reserve. Despele o tomate. Refogue 2 colheres de sopa de alho e cozinhe os tomates pelados com um maço de manjericão por 1 hora em fogo baixo. Frite a linguiça e remova o excesso de gordura, reserve. Adicione óleo na panela de ferro e doure o lombo, então adicione as cebolas, o cominho, pápricas, pimenta do reino e erva doce. Acrescente a linguiça curada e então a linguiça frita. Acrescente o vinho, caldo, metade do mix de ervas e cozinhe por mais 20 minutos. Acrescente o grão de bico cozido, as cenouras pré-cozidas e a compota de tomates. Cozinhe mais 10 minutos, e adicione as ervilhas frescas. Ajuste sal se necessário e finalize com as ervas frescas picadas na hora.