Blog

outubro 2013

Viewing posts from outubro , 2013

Aplique conceitos responsáveis em seus negócios com Gabriela Carvalho

Curitiba recebe nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, o Seminário Gastronomia Responsável, evento no qual chefs renomados e profissionais da área conversam sobre como aplicar conceitos responsáveis na prática de negócios. Com uma palestra produzida por Gabriela Carvalho, chef de cozinha e proprietária do Quintana Café e Restaurante, o público poderá entender como os seus hábitos alimentares podem beneficiar a natureza e também a saúde de sua empresa, além de ser um mecanismo de fidelizar e ainda beneficiar a saúde de seus clientes. A ideia é transmitir estes valores para outros profissionais, e assim melhorar a qualidade de vida do público e de seus clientes. As inscrições são gratuitas.

 

No comando do Quintana Café e Restaurante, Gabriela Carvalho aplica diariamente estes conceitos em seu restaurante. Lá, a chef criou um ambiente no qual a prioridade é utilizar alimentos orgânicos e saudáveis, praticar técnicas sustentáveis que economizam energia e causam um menor efeito ao meio ambiente, além de promover a gastronomia saudável e a cultura.

 

Sobre o movimento Gastronomia Responsável

 

O movimento Gastronomia Responsável, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção a Natureza, tem como objetivo principal a elaboração de pratos responsáveis que utilizam os quatro princípios que servem de norte para o movimento: uso de ingredientes orgânicos, a não utilização de espécies ameaçadas de extinção, o uso de produtos provenientes de fornecedores locais para evitar e diminuir a emissão de gases do efeito estufa em seu transporte, e a utilização integral dos alimentos para evitar o desperdício. Hoje, 50 restaurantes em oito estados brasileiros são adeptos do movimento, do qual a chef Gabriela Carvalho é embaixatriz.

 

Serviço: Seminário Gastronomia Responsável. Dia 24 de outubro, às 14 horas. Sebrae/PR (Rua Caeté, 150 – Parolin – Sala 04). Inscrições gratuitas pelo telefone 0800 570 0800.

Tendência mini wedding: opção charmosa e econômica

Uma tendência que veio dos Estados Unidos e Europa influencia cada vez mais os casais brasileiros. Tradicional no hemisfério norte, local onde os casamentos tendem a ser mais intimistas, a opção do mini wedding conquista cada vez mais o público do Brasil, por se tratar de uma opção aconchegante, intimista e, além de tudo, econômica.

A opção do mini wedding, antes de tudo, pode ser uma alternativa mais em conta especialmente por duas características. Primeiramente, a cerimônia é feita para um número mais restrito de pessoas. Outro detalhe são os detalhes “Do It Yourself”, ou faça você mesmo, em português. Vários detalhes como lembranças, arranjos de mesa e outros itens de decoração podem ser feitos pelos próprios noivos ou amigos, o que deixa a cerimônia personalizada e com a cara do casal.

Mesmo se a sua opção for colocar a “mão na massa” ou deixar esta tarefa para os especialistas, o Quintana Café e Restaurante oferece uma opção ótima para quem não quer ter dor de cabeça na hora de programar a sua festa de casamento para até 100 pessoas. A cerimônia e recepção pode ser feita dentro do espaço do restaurante, sem nenhum custo adicional. O local já recebeu várias festas de casamento, e seu toque aconchegante e vintage trazem um charme especial. Outra opção é utilizar o jardim para fazer a cerimônia e, desta forma, aproveitar também a luz natural do entardecer.

Além do espaço físico o Quintana cuida de todos os detalhes com relação ao menu, e com preços atrativos. Um cardápio com comes e bebes e serviço incluso fica entre R$ 80 a R$ 120 por pessoa. Se interessou? Entre em contato com a nossa equipe para produzir o seu orçamento personalizado para o seu casamento, comemoração de aniversário, recepção para empresas, entre outros eventos. Tudo feito com o mesmo carinho e atenção do dia-a-dia do Quintana que você já conhece.

Conheça a equipe da cozinha do Quintana

Uma equipe muito bem preparada e que gosta muito do que faz está por trás das delícias servidas todos os dias no Quintana Café e Restaurante. Neste espaço, você vai co-nhecer um pouco mais da personalidade das pessoas que ficam apenas nos bastidores, mas que são responsáveis por produzir, diariamente, novas receitas e sabores deliciosos para o desfrute dos clientes do espaço. No Quintana, todos os membros da equipe, do atendimento à cozinha, são os pilares para que o espaço seja sempre tão especial. Vamos conhecer esta parte do time?

 

Nome: Tancredo Pereira

Função: Chef de Cozinha

No Quintana há 4 anos

De Belo Horizonte – MG

 

Qual é o prato que você mais gosta de preparar? “Eu gosto de preparar todos os pratos, desde um simples risoto, até o cordeiro, que é mais elaborado.”

O que você gosta de fazer em seu tempo livre? “Quando estou de folga, gosto de passear. Qualquer tipo de passeio.”

O que você mais gosta no Quintana Café? “Gosto muito da comida e do ambiente do Quintana.”

 

Nome: Maurício Calliari

Função: Cozinheiro

No Quintana há 1 ano e 4 meses.

De Curitiba – PR

 

Qual é o prato que você mais gosta de preparar? “Eu gosto de preparar o Peixe Mediterrâneo.”

O que você gosta de fazer em seu tempo livre? “Nas minhas horas de lazer, gosto de fazer um churrasco com os amigos, jogar no computador, e também ir a parques e museus. Gosto muito de ler, especialmente suspense e policial.”

O que você mais gosta no Quintana Café? “Gosto muito do espaço da biblioteca. Gosto de ver os livros e poder emprestá-los.”

 

Nome: Dorival Gonçalves

Função: Auxiliar de Cozinha

No Quintana há 2 anos.

Natural de Sertaneja – PR

 

Qual é o prato que você mais gosta de preparar? “Gosto de fazer tudo, mas de preferência os sucos.”

O que você gosta de fazer em seu tempo livre? “Quando estou de folga gosto de pescar e passear nos parques. Quem não gosta de passear nos parques, não é?”

O que você mais gosta no Quintana Café? “Gosto do ambiente e do pessoal que trabalha aqui. Gosto de brincar com os meus colegas, para que a vida seja mais divertida.”

 

Nome: Vanuza de Oliveira

Função: Garde Manger (Saladeira)

No Quintana há 5 anos.

De Curitiba – PR

 

Qual é o prato que você mais gosta de preparar? “Gosto de fazer todas as saladas. Como elas variam bastante, não tenho preferência”.

O que você gosta de fazer em seu tempo livre? “Gosto de ficar com o meu bebê, que tem apenas cinco meses.”

O que você mais gosta no Quintana Café? “Gosto do jardim. Quando eu chego ao trabalho, ele dá uma sensação boa de paz e harmonia. Acho que sinto isso porque fui criada no sítio.”

 

Nome: Maria Isailda Casas

Função: Auxiliar de Cozinha

No Quintana há 5 meses.

De Corupá – SC

 

Qual é o prato que você mais gosta de preparar? “Gosto de trabalhar com todas os tipos de comida”.

O que você gosta de fazer em seu tempo livre? “Gosto de reunir os filhos, que já são casados, em minha casa.”

O que você mais gosta no Quintana Café? “Gosto muito do jardim.”

 

Nome: Danilo Amâncio de Lima

Função: Cozinheiro

No Quintana há 2 anos e meio.

De Curitiba – PR

 

Qual é o prato que você mais gosta de preparar? “Nenhum em especial. Gosto da liberdade de preparar os pratos, de poder experimentar novos sabores”.

O que você gosta de fazer em seu tempo livre? “Gosto de viajar e surfar”.

O que você mais gosta no Quintana Café? “O que mais gosto é o jardim”.

 

Nome: Marcos Bortolozo

Função: Confeitaria e Panificação

No Quintana há 1 ano.

De Palotina – PR

 

Qual é o prato que você mais gosta de preparar? “Gosto de fazer os pães da casa de fermentação natural, e também o cheese cake”.

O que você gosta de fazer em seu tempo livre? “Gosto de ir ao cinema, ler sobre gastronomia, ir a museus e ao teatro.”

O que você mais gosta no Quintana Café? “Gosto do jardim. Gostaria de ter mais tempo para mexer com a terra”.

Universo lúdico em cena

Um grande lançamento chega ao universo infantil no fim deste ano. Trata-se do livro “Fada de Botas”, escrito por Fernanda Salgueiro e com ilustrações de Maureen Miranda. A obra conta a história de Amanda, uma fada que não gostava de usar óculos, um fato raro no seu mundo. Sem enxergar direito, ela se feriu e precisou andar. A experiência acabou por machucar os pés da protagonista, que então reparou nos “enfeites de pés” utilizados pelos humanos. A partir disso, Amanda passou a desejar um par de botas cor de rosa.

 

Financiado pela lei Rouanet e com o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, o projeto levará a obra para crianças e adolescentes em tratamento na instituição. Além disso, terá também a versão em áudio, a fim de democratizar o acesso à cultura. As ilustrações, feitas especialmente para o livro pela artista plástica Maureen Miranda, serão expostas no Quintana Café e Restaurante, com todo o lucro da venda das obras revertido ao Hospital Pequeno Príncipe.

Um pedacinho do Egito em nosso cardápio

Uma mistura de especiarias e sementes típica do Egito é uma das novidades no Quintana Café e Restaurante. O prato é conhecido como dukka, e é um ótimo acompanhamento para pães, saladas, ou até mesmo risotos. A receita é produzida com especiarias, castanhas como a avelã, e pimentas. O prato é faz parte da culinária egípcia, e além de muito sabor, traz também uma série de nutrientes. Aproveite para conhecer a novidade e deixar seu prato ainda mais saboroso durante sua passagem pelo Quintana!

Seja sustentável com o Quintana

Pouco a pouco, percebe-se que o meio ambiente é um sistema frágil e que precisa de cuidados. O verde à nossa volta pode não durar para sempre, e é preciso implantar soluções sustentáveis para que as agressões que o ser humano faz sejam amenizadas e permitam que este ecossistema se renove. É por isso que o Quintana Café e Restaurante busca diariamente soluções sustentáveis para estes problemas, por meio de ações simples que podem também ser aproveitadas por você, em sua casa.

Em um restaurante que funciona diariamente, a quantidade de lixo produzida é grande. Por isso, desde início, houve uma preocupação em dar destino a esta matéria produzida, a fim de não se tornar apenas um material descartado e sem uso. Começou-se, por isso, a destinar a matéria orgânica produzida no espaço para a compostagem, que trata-se de uma série de técnicas que visam controlar a decomposição destes materiais, a fim de obter, em um curto espaço de tempo, uma matéria rica em húmus e nutrientes minerais, que pode ser utilizada, por exemplo, como adubo.

Este processo, que começou a ser feito em um local externo, foi instalado dentro do próprio Quintana. Em um espaço localizado na parte detrás do restaurante, a compostagem agora é feita sem a necessidade de gastos com combustível. Ou seja, a emissão de gases à nossa atmosfera também é reduzida. Este processo pode, inclusive, ser feito em casa. No site do Quintana Café e Restaurante (www.quintanacafe.com.br) você confere um passo-a-passo para fazer a compostagem com o que você tem em sua residência.

Outra necessidade do espaço do Quintana Café e Restaurante era a de resfriamento de seu espaço interno, que possuía a tendência de ficar muito quente nos dias de calor. Para este problema, foi implantada mais uma solução sustentável. O resfriamento é feito por meio de uma queda d’água, instalada sobre o teto de vidro do deck do espaço. A água pluvial é captada e reutilizada para fazer este processo. Com isso, economiza-se água e energia, que seria gasta em maior quantidade caso o nosso espaço partisse para a solução genérica de instalação de um ar condicionado.

Para quem mora em apartamento e não tem a possibilidade de instalar uma solução como essa em sua casa, vale a pena pensar, em cada ação de nosso dia, como é possível economizar água e energia. São pequenos detalhes como diminuir o tempo de banho, não deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes, entre outros hábitos comuns que podem e muito reduzir o seu consumo – e por consequência, a sua conta.

Para finalizar, outro meio de aproveitar a terra à sua volta é criar uma pequena horta. A dica da chef Gabriela Vilar de Carvalho é aproveitar o espaço, seja ele do tamanho que for, para plantar ervas. Elas são fáceis de cultivar, e não sofrem tanto com as agressões do tempo. Que tal fazer um almoço com temperos colhidos diretamente do seu quintal? Além de estimular a natureza, faz bem para o corpo, e para a alma.

Quintana faz cardápio especial para o Dia das Crianças

Dia das Crianças é um momento ideal para aproveitar o fim de semana em família. Por conta disso, o Quintana Café e Restaurante prepara neste sábado, dia 12 de outubro, um cardápio especial com pratos criados especialmente para agradar este o público infantil, desde as crianças mais jovens até os adolescentes. As opções são de pratos quentes e também sobremesas, repletos de sabor e criados para o paladar da garotada.

No sábado, o menu será composto, além de outras opções que sempre fazem parte do brunch do Quintana, dos seguintes pratos: strogonoff de mignon com champignon, batata palha e arroz branco; macarrão ao molho branco; batata sorriso; frango à parmegiana, ao estilo da vovó; patê cremoso de cenourinha orgânica; brigadeiro mole com moranguinhos; e brigadeiro mole ao leite com granulado.

Já no domingo, as opções para crianças são as seguintes: mini almôndegas de carne em molho de tomates caseiro; macarrão na manteiga; purê de batata cremoso; batata frita; costela assada; mousse de maracujá e bolo de cenoura com cobertura de chocolate.

Não deixe de aproveitar momentos especiais no Quintana Café e Restaurante, seja no espaço interno, no deck ou no jardim. Além disso, a biblioteca, recheada de títulos para o público infantil, também é uma ótima opção para a diversão dos pequenos. Imperdível.

 

Serviço: Quintana Café e Restaurante. Av. Batel, 1440 – Curitiba, Paraná. Aberto todos os dias, das 11h30 às 16h. Tel.: (41) 3078-6044 e 3078-8944. www.quintanacafe.com.br