Blog

julho 2013

Viewing posts from julho , 2013

Leituras de poesia marcam aniversário de autor gaúcho no Quintana

O Quintana Café e Restaurante preparou uma ação especial em homenagem ao aniversário do célebre autor gaúcho, Mario Quintana. Durante o almoço do último dia 30, terça-feira, os atores Levi Brandão e Monique Rau fizeram pequenas interações com o público, contaram histórias sobre sua vida e sua personalidade, de forma leve e espontânea. Para marcar a data, os atores entregaram aos clientes pequenos rolinhos com frases do autor, que puderam ser lidas na hora ou levadas para casa. As leituras de poesia marcaram também o mês de aniversário do restaurante, que completou cinco anos no último dia 10. Um brinde!

Homenagem à Mario Quintana vira poesia

Em homenagem ao aniversário do célebre autor Mario Quintana, o espaço que leva o seu nome, Quintana Café e Restaurante, preparou uma ação especial, que acontece no dia 30 de julho, das 12 às 14 horas. Os atores Levi Brandão e Monique Rau irão dramatizar poesias do autor durante o almoço, de forma intimista e pessoal. A celebração também comemora o aniversário de cinco anos do restaurante, comemorado no último dia 10.

“Vamos passar de mesa em mesa, a fim de trazer um momento especial a quem está almoçando”, explica Levi. Cada leitura deve durar apenas cerca de dois minutos. Além de poemas do autor, os atores também devem trazer à tona a obra “Ora Bolas – O Humor de Mario Quintana”, livro de Juarez Fonseca que fala do dia-a-dia de Quintana e também de situações e momentos que relembram a personalidade do autor gaúcho.

“Tudo será feito de maneira descontraída, para que não atrapalhe o funcionamento do restaurante. Será como um brinde aos que estão celebrando a data no espaço”, conta Levi. Ao final de cada pequena interação, os atores devem entregar aos participantes uma taça de vinho, recheada com pequenos rolinhos de poesia que podem ser lidos na hora ou levados para casa.

Para os atores, a ação traz grande satisfação.  “A resposta é imediata. Trata-se de uma leitura de poesia, a gente se expõe de maneira sutil e recebe as mais diversas reações”, finaliza. A chef e responsável pelo restaurante, Gabriela Vilar de Carvalho, também comemora a ação de aniversário. “Fizemos leituras no espaço no primeiro ano de funcionamento do Quintana. Agora, cinco anos depois, podemos retomar a ideia e trazer um pouco de poesia para quem almoça em nosso espaço”, diz.

Aprenda a fazer: Torta Vienense

O Quintana continua a sua série de receitas, em comemoração aos cinco anos da casa. Hoje, vamos aprender a fazer uma torta vienense. Separe os ingredientes e delicie-se!

 

Ingredientes: 

Massa:

– 180 gramas manteiga sem sal, temperatura ambiente;

– 550 gramas de açúcar orgânico;

– 5 ovos

– 250 gramas de farinha de trigo branca;

– 25 gamas de maisena;

– 5 gramas de fermento químico;

– 2 gramas de bicarbonato de sódio;

– 115 gramas de cacau em pó orgânico;

– 7 gramas de sal do Himalaia;

– 300 ml de leite integral;

 

Preparo:

 

Pré-aqueça o forno à 180 graus. Unte e enfarinhe uma assadeira média (não importa o formato, pois a massa será esfarelada depois). Em um bowl, peneire a farinha, maisena, fermento, bicarbonato, cacau e sal. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura homogênea. Junte os ovos um a um para que sejam bem incorporados. Junte aos poucos o leite intercalando com a mistura peneirada até obter uma massa de bolo (um pouco mais pesada que as convencionais). Assar até que se espete um palito e saia limpo.

 

Creme Vienense:

 

Ingredientes: 

 

– 200 gramas de manteiga sem sal;

– 3 gemas peneiradas;

– 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;

– ¾ de xícara de chocolate em pó;

– 1 colher de chá de baunilha;

– 1 colher de sopa de rum;

 

Preparo:

 

Na batedeira, bater bem a manteiga, as gemas e o açúcar. Depois acrescente o chocolate, a essência e o rum. Bata por 5 minutos. Em um bowl, esfarele o bolo e junte ao creme misturando com as mãos até formar uma massa escura e gordurosa. Reserve.

 

Recheio:

 

Ingredientes: 

 

– 200 gramas de damasco cortado em pequenos cubos;

– ¾ de xícara de açúcar;

– 1 xícara de nozes picadas;

– 3 colheres de sopa de licor de pêssego;

 

Preparo:

 

Cozinhe os damascos com o açúcar e um pouco de água até que estejam macios. Escorra a água e acrescente as nozes e o licor.

 

Montagem:

 

Em uma forma desmontável (individual redonda), forre o fundo com a metade da massa e vá apertando. Coloque o recheio de forma que ainda caiba mais uma camada de massa e fique proporcional (não muita massa, nem muito recheio). Leve a geladeira por 6 horas. Sirva com creme de cheesecake de chocolate branco.

 

Decoração:

 

– Tuille de chocolate meio amargo e damascos cortados ao meio.

 

Rendimento:

 

Em média, 20 unidades.

Receita: Goulash Húngaro do Quintana

O Quintana comemorou o seu quinto ano na semana passada, e quem foi presentado foi você! Nossos clientes conferem aqui no nosso blog uma receita por dia, e hoje é hora de aprender a fazer um delicioso Goulash Húngaro. Vamos colocar a mão na massa?

Goulash Húngaro do Quintana

Ingredientes:

– 2,5 kg de músculo limpo cortado em cubos;

– 3 cebolas picadas;

– 300 gramas de bacon picados;

– 2 colheres de sopa de alho picado;

– 100 gramas de páprika doce;

– 50 gramas de páprika picante;

– 4 folhas de loro;

– Pimenta do reino a gosto;

– 1 colher de sopa de cominho tostado;

– 150 gramas de extrato de tomate;

– 1 lt de caldo de carne quente;

– ½ xícara de salsinha e cebolinha picados misturados;

 

 Modo de preparo:

 

Refogue o bacon e então cebola. Adicione os temperos (páprika, loro, pimenta reino, cominho, jamaica) e refogue bem. Adicione a carne e deixa selar. Misture o molho de tomate e o caldo e continue cozinhando. Ajuste o sabor com sal e finalize com ervas.

Leve o Quintana para o seu evento

Além de degustar das delícias produzidas pela equipe do Quintana em nosso restaurante, é possível levar este toque também para o seu evento. Com uma equipe especializada, o Quintana produz o menu gastronômico para qualquer tipo de evento, seja ele um aniversário, confraternização, casamento, lançamentos, entre outros. Tudo com o mesmo capricho que você vê todos os dias em nosso espaço.

 

O processo começa a partir da concepção do cardápio. Repleto de personalização, a equipe indica o melhor caminho para cada ocasião, sempre deixando prevalecer o toque do anfitrião. Depois disso, não é preciso mais se preocupar. O restaurante leva toda a equipe necessária para a produção dos pratos e, é claro, também para servi-los.

 

A equipe de eventos do Quintana atende desde grupos pequenos, a partir de 40 pessoas, até confraternizações de grande porte, que podem atender até 3 mil pessoas. Outra grande vantagem é com relação ao nosso próprio espaço para eventos. No período de tarde e noite, em qualquer dia da semana, é possível fazer eventos no nosso restaurante. Isso, além de tudo, sem a cobrança de uma taxa de locação. Que tal? Faça já o seu orçamento e conheça de perto a equipe por trás do Quintana Café e Restaurante.

Conheça os benefícios dos sucos do Quintana

Não importa a época do ano – em todos os momentos, é importantíssimo ingerir líquidos em boas quantidades. Uma ótima opção são os sucos, bebidas que hidratam e repõem nutrientes, o que garante inúmeros benefícios ao nosso organismo. No Quintana, nossa equipe prepara todos os dias várias opções de sucos de frutas, enriquecidos com ingredientes que garantem ainda mais energia para o nosso dia-a-dia. Na foto acima, acompanhe algumas das opções preparadas em nosso espaço, com o grande benefício que cada opção traz ao nosso organismo. Está esperando o que para pedir o seu?

 

Laranja especial com maracujá, gengibre e mel: descongestiona, desintoxica e combate a dor muscular.

 

Abacaxi com erva doce e gengibre: facilita a digestão e reduz a pressão arterial.

 

Frutas vermelhas – mirtilo, morango, amoras e framboesa: rico em antioxidantes e trata problemas circulatórios.

 

Limão, laranja e couve orgânica: rico em minerais, combate problemas no fígado e estômago e alivia a asma.

 

Uva orgânico levemente gaseificado (Trauberschorle): rico em vitamina C, é estimulante das funções do organismo.

 

Graviola: diminui a insônia, auxilia no tratamento da diabetes e também de gripes e resfriados.

 

Maçã natural de Santa Catarina, levemente gaseificado (Apfelshcorle): controle e redução do colesterol.

 

Tangerina orgânica com clorofila: elimina toxinas e alivia a irritabilidade.

Mario Quintana: a inspiração em nosso espaço

Mario Quintana não está apenas em nosso nome. Está em nossas paredes, e em cada de-talhe que fez o Quintana Café e Restaurante ser o que é hoje. No dia 30 de julho celebramos mais um aniversário deste autor que marcou nosso ambiente e também a vida de inúmeros brasileiros por meio de sua poesia.

Quintana foi um poeta solitário. Nunca se casou e não teve filhos. Viveu grande parte de sua vida em hotéis, até chegar em um apart-hotel onde residiu até sua morte. O prédio foi tombado, e hoje é sede da Casa de Cultura Mario Quintana, localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Mario Quintana tentou por três vezes uma vaga à Academia Brasileira de Letras. No entanto, não foi eleito em nenhuma das ocasiões. Em uma quarta vez, o autor foi convidado a candidatar-se, e mesmo tendo a promessa de unanimidade nos votos em seu nome, Mario negou o convite. Segundo ele, estar ali “só atrapalha a criatividade”.

Para homenagear o autor, o Quintana recebe no dia 30 de julho Levi Brandão e Monique Rau, que irão dramatizar alguns dos poemas do autor. A ação acontece das 12 às 14 horas, no Quintana Café e Restaurante. Não deixe de comparecer e prestar também a sua homenagem a este grande artista.

Cinco anos de Quintana Café

Há cinco anos foi inaugurado o Quintana Café e Restaurante. Nosso conceito, inédito na cidade, trouxe um pouco de cultura, literatura e gastronomia em um só lugar, com espaços aconchegantes e deliciosos para se desligar da correria do dia-a-dia e aproveitar uma boa refeição ou café da tarde.

Para comemorar, o Quintana preparou uma ação especial. Durante cinco dias, a partir deste sábado, dia 13 de julho, vamos publicar em nosso site cinco receitas, uma por dia, em nosso site. É o nosso presente para que você possa experimentar algumas de nossas delícias também em sua casa. Compartilhe com seus amigos!

Conheça nossa equipe do salão!

Ao vir até o Quintana, você se depara com uma equipe muito bem preparada e atenta para fazer o melhor atendimento possível. Por isso, gostaríamos de apresentar aos nossos clientes nossa equipe de atendimento, o que gostam de fazer e alguns momentos em sua trajetória no Quintana que mais marcaram cada um deles. Conheça um pouco mais sobre quem faz o Quintana acontecer!

 

Elaine Nascimento

Trabalha no Quintana há cinco meses

Prato favorito: Gratinado de Soja com Legumes

O que gosta de fazer? Correr

Momento marcante: “Quem vem ao Quintana são pessoas que gostam de arte, natureza, comida orgânica. Gosto de atender este público, aprendi bastante trabalhando aqui”.

 

Anna Paula Pereira

Trabalha no Quintana há cinco anos

Prato favorito: Lasanha de Espinafre com Molho Branco

O que gosta de fazer? Ir ao cinema

Momento marcante: “Tudo o que eu sei de atendimento eu aprendi aqui. Foi o meu primeiro emprego”.

 

Daniele Rocha

Trabalha no Quintana há dois anos

Prato favorito: Cheesecake

O que gosta de fazer? Ouvir música

Momento marcante: “Gostei muito de aprender a arrumar as mesas com capricho”.

 

Alessandra Borges Bona

Trabalha no Quintana há seis meses

Prato favorito: Frango com Parmesão

O que gosta de fazer? Ficar em casa

Momento marcante: “As aulas de inglês que temos aqui estão sendo muito produtivas”

 

Walmor Anversa Junior

Trabalha no Quintana há três anos

Prato favorito: Feijoada

O que gosta de fazer? Treinar Muay Thai

Momento marcante: “A gente sempre tem algo a mais para a-prender. A experiência que eu já tinha me ajudou bastante, mas aqui cada dia e situação traz algo diferente”.

 

Eliamar Machado Meireles

Trabalha no Quintana há três anos

Prato favorito: Saladas

O que gosta de fazer? Assistir televisão

Momento marcante: “Aprimorei bastante o atendimento ao cliente ao trabalhar aqui. Acho que somou bastante à minha experiência”.

 

Rogério Moreira Santos

Trabalha no Quintana há cinco anos

Prato favorito: Cordeiro

O que gosta de fazer? Ficar com meu filho

Momento marcante: Eu sou de Itacaré, na Bahia. Trabalhar aqui me fez aprender uma cultura diferente”.

Por trás de Maureen Miranda

Uma grande artista do Paraná já apareceu em nossas paredes em várias situações, com exposições marcantes e irreverentes. O nome dela é Maureen Miranda, uma artista multifacetada que desenha, é atriz e até mesmo já esteve atrás das câmeras como diretora. Reservamos este espaço para co-nhecer um pouco mais sobre ela, sua trajetória e o que a inspira.

“A arte sempre fluiu em mim de uma maneira muito natural. Na escola eu sempre desenhava cartazes, meus cadernos eram lotados de imagens e eu sempre me apresentava no recreio”, conta Maureen sobre sua infância, que já dava sinais da artista na qual se tornaria no futuro. Ela começou a ilustrar em 1995, e a partir dali começou a pensar em se tornar uma artista profissional. Com pais também artistas – seu pai toca 11 instrumentos e sua mãe é artista plástica –, Maureen agradece o apoio que sempre teve e também o fato de não ter que enfrentar esta barreira para se tornar o que queria ser. Passou a infância em Paranaguá, em um ambiente repleto de bonecas, livros e canetas. Artista nata, ela trabalha com todas as facetas deste universo ao mesmo tempo. “Ultimamente os dois caminhos andam juntos e isso é muito prazeroso. Agora, por exemplo, acabei de filmar um curta com um roteiro meu, e estou ilustrando um livro e preparando outra exposição. É uma delícia viver assim”, conta Maureen.

A inspiração para seus trabalhos, segundo Maureen, vem de “todos os lugares que você possa imaginar”. Para ela, tudo pode virar arte. “Desde uma conversa de bar, até uma frase de um livro, uma imagem, uma xícara de café”, conta artista. Para criar seus trabalhos, Maureen utiliza aquarela, canetas e rendas. A artista conta que seu dia-a-dia é “sem rotina”. “Isso me cansa e me alimenta, um paradoxo total”, conta ela. “Sou uma pessoa muito organizada, mas fluo de acordo com meus trabalhos e são todos uma joia a ser lapidada desde a manhã até a noite. Vou vivendo e fazendo, sempre faço meu tempo, sempre arranjo uma hora para leitura, meditação, reza, meus cachorros, minha família, cuidar da casa, trabalhar, dormir, rir”, diz Maureen.

Sobre o momento mais marcante de sua carreira, Maureen conta a respeito de um trabalho recente. “Foi no domingo, dia 7 de julho, filmando o filme ‘O Engano’. Tive que me ‘enforcar’ e minhas amigas atrizes chorando em volta. Nossa, de perder o ar”, conta a artista sobre a experiência. Sobre a próxima meta, Maureen conta que quer fazer uma exposição sobre a Noruega. “Tenho trabalhado muito para isso. Mas se você me perguntar: ‘Noruega? Por que Noruega?’. Eu te respondo: me deu na ‘telha’”, conta aos risos.