Blog

maio 2013

Viewing posts from maio , 2013

Maureen Miranda abre exposição no Quintana Café e Restaurante

A artista plástica e atriz Maureen Miranda abre neste sábado, dia 1.º de junho, uma nova exposição no Quintana Café e Restaurante. Intitulada “A Palavra é…”, a mostra busca dar nome a sentimentos, desejos e ações que passavam pela cabeça da artista nos vários momentos de seu dia. A bela transcrição de traços fica aberta no espaço gastronômico até o fim de julho.

“Agora a palavra é ‘insônia’, e a vontade que tenho é de desenhar um olho esbugalhado e desesperado de não-sono”, exemplifica a artista sobre o conceito das obras. “Continuando essa brincadeira, resolvi desenhar tudo o que me ‘assaltava’, desde as coisas mais simples até um livro inteiro numa única palavra”, continua Maureen. O resultado é uma exposição que, segundo a artista, nunca tem fim. “Para fechar esse pequeno desabafo das minhas ladainhas, a palavra recorrente dos meus dias tem sido ‘paradoxo’. Pronto! Acabo de lançar mais três horas de insônia. Como desenhar isso?”, brinca Maureen.

A chef Gabriela Vilar de Carvalho, responsável pelo restaurante, conta que e a exposição virá repleta de novas opções gastronômicas, que levam as ideias da artista para a culinária. Além disso, o público também pode adquirir no local itens produzidos pela artista, como canecas e quadros em acrílico.

Serviço: Exposição “A Palavra É…”, de Maureen Miranda, no Quintana Café e Restaurante. Av. Batel, 1440 – Batel. Curitiba, Paraná. Aberto todos os dias, das 11h30 às 16 horas. Reservas e Informações: (41) 3078-6044 e (41) 3078-8944. www.quintanacafe.com.br.

Para colocar a arte no dia-a-dia

A arte não está apenas nos museus. Pelos caminhos em que passamos todos os dias, ao visitar um restaurante, a casa de um amigo ou até mesmo em tapumes nas ruas é possível absorver um pouquinho de arte com cada pequena intervenção. Aliás, ao entrar em nosso restaurante, você já prestou atenção na obra que compõe a nossa fachada?

O desenho foi criado e produzido por Simon Thompson, artista plástico natural de Londres e radicado na capital paranaense. Para ele, a arte tem de estar à nossa frente o tempo todo, e é por isso que sua marca registrada são os conhecidos murais. Por toda Curitiba, é possível prestar a atenção e encontrar um pouquinho do trabalho de Simon em várias esquinas. “Arte não é uma coisa elevada ou acadêmica. Ela tem que estar na nossa frente, é como música, comida, ou qualquer outra coisa”, diz o artista.

Para Simon, que optou por sair da Inglaterra para não ficar estagnado e poder conhecer melhor a si mesmo, é possível viver de arte – mas é preciso batalhar muito. “Eu quero ver o mercado da arte crescer aqui em Curitiba. Ainda é muito difícil, não só aqui, mas em qualquer parte do mundo.

Quer conhecer outras obras de Simon, e ainda ter a chance de ver cada tela e entender a história por trás de cada uma? Visite seu ateliê, que fica na Av. República Argentina, 235.

Que tal dizer “eu te amo”?

Com a aproximação do dia 12 de junho, data em que comemoramos no Brasil o Dia dos Namorados, o Quintana Café e Restaurante incentiva nossos clientes a refletir um pouco sobre a data. Será que falamos “eu te amo” às pessoas queridas durante todo o ano, ou lembramos disso apenas em datas especiais, como esta?

De fato, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o mercado brasileiro. Com vendas aquecidas, o dia se torna mais uma ocasião para presentear seu amor e preparar uma surpresa especial. No entanto, um relacionamento merece mais do que isso, não é mesmo? Por isso, gostaríamos de resgatar a origem da data. Afinal, como surgiu o Dia dos Namorados?

Uma das versões mais conhecidas diz que a data teve sua origem em Roma no século III. Um padre, intitulado Valentim, lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido que fossem proclamados casamentos durante as guerras, uma vez que acreditava que solteiros eram combatentes superiores. Valentim passou a realizar casamentos secretamente. A data de sua morte foi no dia 14 de fevereiro – data em que vários países, inclusive Portugal e Estados Unidos, comemoram o Dia de São Va-lentim, ou dia dos namorados.

No Brasil, a data foi divulgada por meio de um empresário. Representantes do comércio optaram pela data 12 de junho para aquecer as vendas, um dia antes do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

No entanto, que tal comemorar a data durante todos os dias, com pequenos gestos que mostram nossa apreciação pelo próximo? É isso que nossa equipe quer transmitir. Por isso, durante todo o mês de junho, vamos disponibilizar um mural para que os casais possam deixar mensagens de carinho ao seu namorado ou namorada, esposa ou marido, amigo ou companheiro. Fotos também são bem-vindas! Que tal ajudar a colocar um pouco de sua história em nosso restaurante e, desta forma, retribuir a cada refeição um pouquinho de amor? No dia dos namorados, como não poderia deixar de ser, nosso restaurante estará aberto, com uma opção de prato especial para a ocasião. Aproveite e comemore!

Você conhece os benefícios dos alimentos orgânicos?

Uma das prioridades do Quintana Café e Restaurante é utilizar o máximo de alimentos orgânicos possível. Isso acontece porque este tipo de produto possui uma série de vantagens em relação às produções convencionais, e aproveitamos este espaço para identificar o que faz com que estes alimentos sejam me-lhores para a saúde.

Os alimentos de origem orgânica são mais nutritivos. Em média, eles possuem 63% a mais de cálcio, 73% a mais de ferro, 118% a mais de magnésio, entre outras substâncias e vitaminas essenciais para a manutenção da saúde. Eles também contém benefícios no tratamento de doenças como a prevenção do câncer, por serem mais anti-oxidantes; além de possuírem mais ácido salicílico, um protetor contra o estresse.

Para utilizar tais alimentos em nosso dia-a-dia, o Quintana indica aqui os horários do Circuito de Feiras Orgânicas de Curitiba, local onde é possível encontrar uma grande variedade de produtos orgânicos a serem consumidos todos os dias. Aproveite!

Jardim Botânico

Sábado: das 7 às 12 horas. Rua Dr. Jorge Mayer – Praça da Itália ao lado da Igreja.

Seminário

Terça-feira: das 7 às 12 horas. Rua João Argemiro de Loyola

Praça do Expedicionário

Quarta-feira: das 7 às 12 horas. Rua Saldanha de Gama (Praça do Avião).

Passeio Público

Sábado: das 7 às 12 horas – Rua Presidente Faria.

Praça do Japão Quinta-feira: das 7 às 12 horas – Av. República Argentina, com Av. Sete de Setembro

Santa Felicidade

Sábado: das 7 ás 12 horas – Via Veneto, em frente à Rua da Cidadania de Santa Felicidade.

Venha aproveitar Corpus Christi no Quintana

Feriado nacional, todos conhecem Corpus Christi como uma data para aproveitar os dias de folga e relaxar. Que tal, além disso, entender um pouco da data e porque trata-se de um feriado tão importante em nosso calendário?

A festa cristã, tradicional na religião católica, acontece 60 dias após a Páscoa. A data celebra a presença do corpo e sangue de Cristo, e trata-se de um dos sacramentos da Eucaristia. Nesta data, todos os católicos agradecem o dom da Eucaristia, na qual Jesus apontou o pão como seu corpo e o vinho como seu sangue. Os cristãos agradecem pelo fato de que Deus é o alimento espiritual da alma e está presente em todas as situações.

Para aproveitar o dia de festa, o Quintana convida a todos para uma refeição especial. Na quinta-feira, 1.º de junho, servimos o nosso brunch. A mesa gastronômica fica repleta de pratos quentes, doces e salgados, com inspirações da culinária mundial. Aproveite para descansar e dar início ao feriado com nossa equipe.

Vamos preparar uma costelinha especial?

Valorizar a cultura brasileira é o ponto de partida desta edição do Festival Brasil Sabor 2013, que este ano conta com a participação do restaurante Quintana. Nossa chef Gabriela Vilar de Carvalho criou ao lado do chef Tancredo Pereira um prato especial para o evento: costelinha suína ao molho de cítrico e tomilho, purê de tubérculos orgânicos e crocante de castanha e ervilha. Para quem teve a oportunidade de experimentar, não temos dúvida de que a novidade foi mais que especial. No entanto, agora que o evento chegou ao fim, que tal experimentar a receita em casa? Abaixo, nossos chefs oferecem o passo a passo para você aproveitar a delícia sempre que quiser. Acompanhe!

Ingredientes:

Para a costelinha: 1,5 kg costelinha suína especial; 400 ml vinho branco seco; 200 ml suco de laranja; 2 folhas de louro; 1 colher de sopa de mix de ervas orgânicas (frescas picadas: tomilho, salvia, alecrim, manjericão); Sal marinho – quanto baste – a gosto; 3 dentes de alho cavalo orgânico.

Purê de tubérculos: 800 g aipim orgânico; 800 g cará orgânico; 800 g inhame orgânico; 50 g manteiga orgânica clarificada; 80 g creme de leite fresco; 2 g noz moscada; Sal marinho a gosto.

Molho agridoce cítrico: 400 ml suco de laranja orgânica; 400 ml suco de tangerina orgânica; 15 a 25 g de açúcar orgânico (a gosto); 1 colher de chá folha de tomilho

Crocante de Pará e ervilha: 12 unidades castanhas-do-pará; 200 g ervilha orgânica; 120 ml azeite de oliva; Sal marinho a gosto.

Azeite de salsa: 1/2 maço de salsinha orgânica; 100 ml azeite de oliva; 100 ml óleo girassol

Modo de preparo:

Costelinha: Misture todos os ingredientes em uma tigela, certificar que a carne fica imersa no tempero e deixar marinar por mínimo de 12 horas, em geladeira. Levar a uma assadeira e cobrir com alumínio. Levar ao forno aquecido a 180 graus, por 20 minutos. Então, retire o alumínio, regue o próprio molho sobre a carne. Deixe dourar por mais uns 20 minutos (ou até dourada com cor bonita). Regue quantas vezes necessárias neste processo, vai permitir que a carne mantenha-se mais suculenta.

Purê de tubérculos: Descascar os tubérculos (separar cascas para compostagem e adubo) e cozinhar cada um deles separadamente. Quando bem cozidos (entre 30 a 45 minutos) processar todos até formar um purê. Transferir para uma tigela, adicionar o sal, noz moscada, a manteiga e creme de leite e bater bem com uma colher resistente por 5 minutos até formar um purê sedoso e macio. Verificar ajuste de sal. Reservar quente.

Molho Agridoce Cítrico: Leve os sucos das frutas e o açúcar para uma panela em fogo baixo (mínimo) e deixe reduzir para 1/3 da quantidade inicial, tornando um molho com textura de calda, agridoce. Ao finalizar, coloque o tomilho e sirva. Aproveite a casca da tangerina, ferva-a duas vezes em água limpa. Pique e depois cozinhe com um pouco de açúcar (aproximadamente o peso da casca), algumas gotas de água e transforme em um doce de laranja para comer com pão e patê de fígado (ou como preferir).

Crocante de Pará e Ervilha: Toste as castanhas do Pará em forno 180 graus por 10 minutos. Corte-as em finas fatias, laminando-as. Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva e adicione as ervilhas até aquecê-las. Então coloque as castanhas do Pará e uma pitada de sal marinho.

Azeite de salsa: Utilize a salsa por completo, incluindo as folhas e o caule. Remova alguma parte escura da erva, caso encontre. Branqueie a salsa em água quente por 5 segundos e imediatamente leve a uma água gelada (com gelo) para preservar a cor viva do alimento. Pique-a. Bata a salsa no liquidificador com o azeite. Coe com a peneira e um toalha fina (ou Perfex esterilizado) e reserve.

Para a montagem do prato: Sirva o purê cremoso de tubérculos no centro do prato. Sobre o mesmo, coloque as ervilhas com castanha do Pará. Ao lado, posicione as costelinhas e regue também seu próprio molho sobre a carne. Para finalizar, regue a redução de laranja na carne e ao redor do prato. O azeite de salsinha contrasta em cor e traz um sabor harmonizado com os demais ingredientes. Delicie-se!

Cardápio reformulado oferece novas opções

Desde o último mês, o Quintana trabalha com um novo cardápio à la carte. É isso mesmo: além de nossa mesa gastronômica, que conta com diferentes inspirações a cada dia, também oferecemos pratos à la carte, servidos todos os dias. Uma boa opção para o período da tarde são as cinco opções de sanduíches, entre ele o “A divina comédia”, composto por abobrinha e berinjelas orgânicas grelhadas, tomates assados, queijo especial derretido no pão ciabatta deliciosamente embebido no pesto de manjericão e nozes. Já para o almoço vale a pena experimentar o Prato da Boa Lembrança. Além de provar um delicioso barreado especial de carne com especiarias, acompanhado de purê de banana da terra, laranja, arroz branco e farinha de mandioca regional, você ainda leva um prato de cerâmica de presente. Que tal experimentar? Solicite agora mesmo o seu cardápio e escolha entre as várias opções disponíveis.

Que tal um pouco de pimenta?

Que a pimenta traz uma série de benefícios para a saúde, todos nós sabemos. Agora, o mais bacana é experimentar diferentes pratos que utilizam este ingrediente saboroso e versátil.  A equipe do Quintana Café preparou uma receita especial para você aproveitar o ingrediente! Vamos conferir o passo a passo?

Ingredientes:

  •  1/2 xícara de azeite
  • 1/4 de xícara de suco de limão
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 500 g de abobrinha cortada em tiras finas
  • 1/4 de xícara de hortelã picada
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher (chá) de pimenta-de-caiena moída
  • 1 xícara de nozes pecãs
  • Óleo para untar
  • 500 g de filé de frango
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã ou de vinho tinto
  • 1 endívia
  • 2 maços de radicchio
  • 1 colher de sopa de curry
  • 5 pimentas dedo de moça
  • 1 maço de coentro fresco

Modo de preparo:

Misture 10 colheres (sopa) do azeite, o suco de limão, sal e pimentado- reino e tempere as tiras de abobrinha. Junte a hortelã e deixe repousar por 30 minutos. Em uma panela pequena, leve o açúcar ao fogo até derreter e formar um caramelo de cor clara. Junte a pimenta-decaiena e as pecãs e misture rapidamente. Espalhe sobre uma superfície untada com óleo e deixe esfriar (você pode prepará-las com um dia de antecedência e guardá-las em recipiente hermético). Tempere os filés de frango com sal, pimenta e o vinagre. Em uma frigideira, aqueça o azeite restante e frite os filés aos poucos, por sete minutos de cada lado, ou até dourar bem. Corte-os em tiras e reserve. Distribua as tirinhas de frango e as de abobrinha no centro de uma saladeira e arrume as folhas em volta. Sirva com as nozes carameladas e, se necessário, tempere com mais azeite e limão. Rende de 8 a 10 porções.

Quintana no Festival Brasil Sabor 2013!

Que tal aproveitar o fim de semana para experimentar um prato mais que especial, preparado com muito carinho pela equipe do Quintana Café? Prove a costelinha especial, criada especialmente para o Festival Brasil Sabor 2013, o maior festival de gastronomia do mundo.

O prato, que acompanha purê de tubérculos orgânicos e crocante de castanha e ervilha, foi criado pela chef de cozinha Gabriela Vilar de Carvalho, ao lado do chef Tancredo Pereira. Após provar a delícia, vale a pena votar no concurso proa Gazeta do Povo que irá premiar a Melhor Receita e o prato com Melhor Apresentação. Para votar, basta gastar apenas alguns minutos neste site e escolher o Quintana como o seu favorito.

Prove, experimente e indique! A votação termina neste domingo, dia 19 de maio.