Blog

abril 2013

Viewing posts from abril , 2013

Domingo: Paella especial no Quintana Café

A ação cultural do Quintana Café começa neste sábado, dia 27. No entanto, marque na sua agenda: domingo é dia de almoçar um prato especialíssimo em nosso espaço.

 

A chef Gabriela Vilar de Carvalho criou pratos especiais para a ocasião. Inspirada nos desejos e ingredientes prediletos de Priscila Forone, responsável pela exposição “Museu da Gravura em Ensaio”, a mesa gastronômica ganha um novo destaque neste domingo. Trata-se da Paella de Frutos do Mar, que pode ser acompanhada pela Sangria de Frutas e Vinho. Para fechar, a sobremesa: panqueca de amêndoas recheada com abóbora orgânica e caramelo de coco queimado.

 

Aproveite para conhecer a artista, que estará no espaço no dia 27 de abril, às 14h30; no domingo, às 13 horas; e na terça-feira, às 14h30. Leve sua família e amigos e venha almoçar no Quintana!

Para aproveitar todos os sentidos

Para aproveitar todos os sentidos O Quintana Café e Restaurante inicia neste sábado, dia 27 de abril, uma ação especial. Com a intenção de proporcionar uma experiência única, que mistura o olhar e o paladar, os clientes do espaço serão introduzidos a exposição “Museu da Gravura em Ensaio” de uma forma bem diferente.

 

Primeiramente, quem comparecer ao local neste sábado terá a chance de conhecer de perto a fotógrafa Priscila Forone, autora das obras em destaque no restaurante. Além disso, a data também marca o lançamento do documentário produzido por Raphael Botelho Bittencourt sobre a exposição, que também estará em exibição em nosso espaço. A obra mescla o universo da fotografia com o espaço inspirador da exposição e, também, o universo cinematográfico.

 

Para fechar com chave de ouro, o Quintana oferece ainda um prato especial, produzido apenas para a ocasião, inspirado nas obras de Priscila Forone e também na personalidade da artista. A intenção é que a exposição ultrapasse às paredes e seja, de fato, vivenciada por quem comparecer ao local. A ação acontece entre sábado, 27 de abril, e permanece até o domingo, 5 de maio. Na abertura, tanto Priscila quanto Raphael estarão presentes para às 14h30 para um bate-papo com os visitantes sobre o trabalho realizado pelos artistas. O encontro acontece também na terça-feira, dia 30 de abril, às 14h30.

 

Compareça e chame seus amigos!

O poder das especiarias

Um grande diferencial da culinária da Europa e Ásia é o uso das especiarias. Esta inspiração gastronômica está presente em três dias da semana no Quintana Café e Restaurante – na segunda-feira, dia no qual a inspiração vem da culinária do Mediterrâneo; terça-feira, dia em que a culinária do Norte da Europa entra em voga; e sexta-feira, dia no qual nos inspiramos na gastronomia do Grande Oriente Médio.

 

Estes itens trazem, além de sabores únicos, uma coloração e aroma especial à gastronomia. No Quintana, as especiarias ocupam lugar de destaque, e cada prato tem sua identidade única. Aproveite para experimentar!

Conheça o movimento gastronomia resposável

O Quintana Café e Restaurante é um dos estabelecimentos de Curitiba que participa do movimento Gastronomia Responsável, criado pela Fundação Grupo Boticário. Nossa chef Gabriela Vilar de Carvalho é embaixatriz do movimento, e aplica os conceitos que estão em voga no projeto diariamente no cardápio do restaurante. A ideia é mostrar que é possível unir a culinária com a questão ecológica, e incentiva os chefs participantes a unir práticas gastronômicas sofisticadas aos quatro princípios de conservação de biodiversidade que norteiam o movimento. São eles: uso de ingredientes orgânicos; não-utilização de espécies ameaçadas em extinção  utilização de fornecedores locais pra evitar emissão de CO2, e utilização integral de alimentos para evitar o desperdício.

Durante este ano, vamos informar em nossa newsletter alguns exemplos de como esta ação é aplicada em nosso restaurante. não deixe de conferir!

Música e poesia no Quintana Café

O Quintana Café e Restaurante fez uma ação inédita no último mês. Durante todas as segundas de março, o espaço foi palco de momentos repletos de poesia e cultura, recitadas por artistas paranaenses que trouxeram um pouco de seu trabalho ao nosso ambiente.

A ação foi criada em homenagem à cidade de Curitiba, que fez 320 anos no último dia 29. A capital paranaense, que é sede de nosso espaço gastronômico e cultural, merece ser lembrada por nós, moradores, que por vezes deixamos passar algumas das mais incríveis riquezas de nossa terra – as pessoas! Após o grande sucesso da ação, o Quintana pretende manter a promoção de artistas locais em nosso espaço, que encontram no nosso restaurante uma segunda casa, na qual podemos nos aproximar da arte e da cultura, mesmo na correria do dia-a-dia.

E você, artista, quer participar? Envie um e-mail para quintanacafe@gmail.com! Entraremos em contato para agendar novos encontros nas próximas semanas. E você, cliente, o que achou da ação especial em homenagem ao aniversário de Curitiba? Envie seus comentários também para o e-mail quintanacafe@gmail.com.

Conheça a nossa mesa gastronômica

No Quintana Café, nenhum dia é igual ao outro. Nosso cardápio é criado diariamente, de acordo com a influência cultural do dia, e sempre traz novidades no modo de preparação, temperos e ingredientes utilizados, a fim de proporcionar uma experiência única a cada visita ao nosso espaço.

 

A mesa gastronômica é composta por 25 a 35 pratos, aproximadamente. Tratam-se de opções para todos os gostos – carnes brancas e vermelhas, peixes, massas, batatas, risotos, legumes, grãos e saladas, que inclui ainda opções vegetarianas ou para quem tem alguma restrição alimentar, com pratos uma grande variedade de pratos sem glúten e sem lactose.

 

Os ingredientes são sempre fresquinhos e, em sua maioria, orgânicos. Entre as inspirações culturais para o cardápio diário estão o Mediterrâneo, Norte da Europa, Américas, Ásia e Grande Oriente Médio. Conheça nosso espaço e venha desfrutar de uma experiência gastronômica como nenhuma outra!

Venha almoçar no jardim do Quintana!

Além das delícias que ocupam a mesa gastronômica do Quintana Café e Restaurante, outro destaque de nosso espaço é o nosso ambiente externo. Nosso jardim conta com uma riqueza de temperos, árvores frutíferas e flores que deixam o nosso dia ainda mais alegre.

 

Mesmo com a aproximação da estação mais fria do ano – já estamos no outono! – vale a pena aproveitar o ar fresco e almoçar no jardim do Quintana Café. Para os dias de sol, vale a pena se expor durante alguns minutos à radiação solar para aproveitar os benefícios que essa ação traz para nossa saúde. E estes benefícios são muitos! Anote aí seis deles, e se prepare para um almoço ao ar livre no Quintana Café!

 

– Com 15 minutos de exposição ao sol três vezes por semana ameniza a psoríase e a acne. Esta ação ajuda a cicatrizar e reduzir as inflamações.

 

– Sol faz bem para o coração. O calor aquece a pele e, com isso, dilata os vasos sanguíneos, o que melhora a circulação e a oxigenação do organismo.

 

– A exposição ao sol ajuda o organismo a produzir Vitamina D, item que ajuda na prevenção de doenças como o câncer de mama e de cólon.

 

– Um pouco de sol durante o dia ativa a produção de células de defesa do organismo, o que aumenta a imunidade.

 

– Além de prevenir doenças, a Vitamina D também potencializa a absorção de cálcio e fósforo, o que ajuda no fortalecimento de ossos e dentes.

 

– Tomar sol melhora o humor! Os raios UV reduzem os níveis dos hormônios do sono, o que deixa o seu dia com ainda mais energia.

 

Aproveite!

Dica de leitura: “Bocas do tempo”, de Eduardo Galeano

A escrita de Eduardo Galeano é, sem dúvida, uma das mais influentes e inspiradoras tanto para quem gosta de escrever, quanto para quem gosta de ler. De suas linhas surgem críticas políticas e históricas misturadas com uma boa dose dos me-lhores romances de ficção. Em “Bocas do tempo” o deleite não é diferente. No livro, Galeano ofe-rece uma coleção de pequenas crônicas que contam, juntas, uma única história.

É uma viagem pelos temas mais diversos: o amor, a infância, a água, a terra, a palavra, a imagem, a música, o êxodo, o poder, o medo, a guerra, a indignidade, a indignação, o vôo…

Os protagonistas aparecem e somem, para seguir vivendo história atrás de história, em outros personagens, que lhes dão continuidade. São 350 páginas que misturam todo o tipo de emoção, e nos faz viajar a diferentes terras em poucos segundos. E tudo isso, com apenas poucas palavras!