Blog

março 2013

Viewing posts from março , 2013

Curitiba faz 320 anos e a comemoração é no Quintana

A cidade de Curitiba comemora 320 anos no dia 28 de março. Neste mês, o Quintana Café e Restaurante quer instigar nossos leitores e clientes a olhar ao nosso redor todas as belezas que nossa cidade oferece. No dia-a-dia, deixamos passar uma série de imagens que ficam no auge apenas aos turistas. Que tal aproveitar a oportunidade para apreciar ao menos um pouco destes detalhes?

 

Além disso, o mês de março já começa de um modo bem especial. Poetas curitibanos vão oferecer um presente aos nossos clientes ao recitar poemas em nosso espaço gastronômico e cultural. A ação já começou com Altair de Oliveira, Daniel Amaral e Karla Dibia. No dia 18 de março, a intervenção ficou por conta da arte de Elian Woidelo.

 

Nossa intenção é apresentar às pessoas que almoçam em nosso espaço um pouco desta arte tão bela, a fim de permitir um momento no dia em que fugimos completamente da correria e partimos para uma reflexão. Nada como perder cinco minutos de nossa rotina com um pouco de cultura, não é mesmo? Participe! A ação continua na próxima segunda-feira, dia 1.º de abril, às 12h30.

Já fez seus planos para a Páscoa?

A Páscoa está chegando, e é hora de preparar os últimos detalhes para esta grande celebração. No Quintana Café e Restaurante, o bom apetite é garantido! Nosso restaurante estará aberto todos os dias, inclusive na Sexta-feira Santa – ocasião que contará com uma receita especial de bacalhau – e Domingo de Páscoa, que traz no cardápio um gratinado de bacalhau com ervas.

 

Os chocolates e outros ingredientes deliciosos fazem a vez das sobremesas, e deixam a refeição ainda mais gostosa. Uma das opções são os deliciosos petit gateau. O primeiro é o de goiabada com gorgonzola, coulis de goiaba e sorvete de creme. A segundo trata-se de um petit gateau de chocolate com compota de frutas vermelhas e sorvete de creme. É de dar água na boca, não é?

 

Venha visitar nosso espaço cultural no feriado de Páscoa, e aproveite para descansar e relaxar!

Cardápio à la carte é opção no Quintana

Além da mesa gastronômica, que traz a cada dia uma inspiração mundial diferente, nosso espaço oferece também a opção à la carte. O cardápio terá como novas opções o filé de peixe congro com amêndoas e risoto de açafrão e abobrinha, e o filé argentino com risoto funghi, cogumelos frescos e tomilho. Os pratos à la carte serão ofertados todos os dias, com seis opções, e o valor é R$ 35 com direito a salada, prato principal e sobremesa do dia. Que tal experimentar esta novidade?

Destaque no cardápio vem do nosso Paraná

Em sua mais recente edição, a newsletter do Quintana Café e Restaurante apresentou um prato típico do noroeste do Paraná, que mistura inspirações da região de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul. Trata-se do frango colonial, uma receita trazida para o nosso cardápio por meio do chef Danilo, que integra a equipe da chef de cozinha Gabriela Vilar de Carvalho. A receita vem da família de Danilo, adaptada com seus próprios segredos. Para dar a coloração dourada na carne do frango, usa-se o coloral, também conhecido como urucum. Uma das características marcantes no preparo é deixar o frango marinado com suco de limão e conhaque, o que garante um sabor ácido à carne com um aroma adocicado. Como acompanhamento, Danilo sugere suco de laranja especial da casa, pois a fruta ameniza a acidez do limão na carne.

 

Como o prato não possui uma receita fixa, Danilo sempre coloca novos ingredientes durante o preparo, o que garante originalidade e um sabor exclusivo. Confira o passo a passo!

 

Ingredientes: – 1 kg de sobrecoxa sem osso e sem pele;

– 200 ml de suco de limão;

– 2 dentes de alho picado;

– 1 cebola roxa picada;

– 1 colher de chá de urucum;

– sal a gosto;

– 100 ml de conhaque;

– cheiro verde picado;

– 50 ml de óleo de soja.

 

Modo de preparo: Cortar o frango em pedaços grandes. Juntar o suco de limão, o alho, sal e o conhaque ao frango e deixar marinar por aproximadamente 3 horas. Em uma panela, colocar o óleo, o urucum e a cebola e deixar fritar. Adicionar o frango e deixar cozinhar por 15 a 20 minutos. Corrigir o sal, adicionar o cheiro verde e servir. Como sugestão, pode-se adicionar pimentões e tomates ao cozimento.

Páscoa é no Quintana Café!

O feriado de Páscoa se aproxima, e é hora de organizar a celebração em família. É por isso que o Quintana Café e Restaurante estará aberto todos os dias, a fim de receber a todos para esta grande comemoração. Além de uma mesa farta e repleta de receitas deliciosas, o restaurante também aproveita a ocasião para relembrar: afinal, qual é o real significado da Páscoa?

Por muitos visto apenas como um feriado, ou uma data para descanso, o dia 31 de março de 2013 transmite muito mais além do que imaginamos. Esta festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo não depende de religião. Podemos partir da mensagem que ela transmite a fim de trazer para nossa vivência um pouco de sabedoria. Além de se tratar da mais importante data da religião cristã, trata-se também da festa mais importante do calendário judaico. Com diferenças em seu significado, ambas as datas celebram este ritual de passagem, da morte para a vida – no caso dos judeus, simboliza o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II. Ou seja, imprime a passagem da escravidão para a liberdade. O tradicional coelho, associado à data, simboliza a fertilidade. Por se tratar de uma data que comemora o renascimento, a cultura trouxe também os ovos como seu principal símbolo, que trazem boa sorte e simbolizam o começo da vida.

Já o chocolate vem de origem Maia e Asteca. Ambas as civilizações viam o alimento como algo sagrado, assim como o ouro. Trata-se de um item nutritivo, repleto de energia, rico em complementos alimentares.

Aqui no Quintana, prepare-se para festejar a data com uma refeição repleta de sabor, saúde e cultura. No cardápio, duas opções especiais deixam a celebração ainda mais gostosa. Trata-se de duas opções de petit gateau. A primeira é o de goiabada com gorgonzola, coulis de goiaba e sorvete de creme. A seguda trata-se de um petit gateau de chocolate com compota de frutas vermelhas e sorvete de creme. As opções repletas de sabor e nutrientes oferecem uma opção diferente para quem quer fugir das opções tradicionais da Páscoa, sem deixar a tradição de lado. Nosso restaurante permanece aberto todos os dias, inclusive na Sexta-feira Santa e no Domingo de Páscoa. Aproveite e comemore com sua família.

Confira trecho em vídeo do Sarau Quintana

Começou na última semana uma série de saraus feitos no Quintana Café e Restaurante, ação que acontece em homenagem ao aniversário da cidade de Curitiba! Durante as segundas-feiras do mês de março, o restaurante recebe um artista paranaense, que homenageia a cidade por meio de versos e músicas no horário do almoço. A ideia é trazer ao público do restaurante um pouco de reflexão neste momento tão corrido do dia!

 

Na próxima segunda-feira, dia 25 de março, a apresentação fica por conta de Rodrigo Ribeiro.

 

Confira abaixo o vídeo de um trecho da apresentação de Elian Woidello, que aconteceu no dia 18 de março no Quintana Café e Restaurante. E aguarde! Na próxima segunda-feira tem mais!

 

Saraus de poesia e música no Quintana!

Com a aproximação do aniversário de Curitiba, que completa 320 anos no dia 29 de março, o Quintana preparou uma série especial para acompanhar o atribulado almoço de segunda-feira. Pequenos saraus acontecem em todas as segundas deste mês, com apresentações curtas para que você possa consumir um pouco de cultura e relaxar durante o horário de almoço. As apresentações acontecem às 12h30, no salão principal do Quintana Café.

 

No último dia 18, foi a vez de Elian Woidello embalar o horário de almoço em nosso restaurante. O artista misturou recitou poesias de sua própria autoria, e mesclou com músicas de sua composição e também de artistas do interior do Paraná e Santa Catarina. Com muita energia e força em seu gogó, Elian chamou a atenção dos clientes do restaurante, que pararam durante alguns minutos para apreciar a mensagem do artista.

 

A próxima apresentação da série acontece no dia 25 de março, também ao 12h30, no Quintana Café e Restaurante. Não perca!

Museu da Gravura no Quintana

Uma pauta de fotojornalismo realizada no Museu da Gravura Cidade de Curitiba mexeu com a fotógrafa Priscila Forone. Aquele espaço, tão cheio de história e tão importante para a cidade de Curitiba, merecia um olhar mais atento, com tempo suficiente para poder registrar as entranhas do museu. E com essa intenção Priscila voltou ao local, iniciando um projeto que gerou a exposição “Museu da Gravura em Ensaio”, que está em cartaz a partir do mês de março e permanece até o mês de maio no Quintana Café e Restaurante.

 

Na mostra de 12 fotografias, Priscila focou em detalhes das marcas deixadas pelos artistas, que vêm ocupando os espaços para produção de gravuras nesses mais de 30 anos de funcionamento do espaço cultural. As ranhuras das mesas, as maravilhosas marcas do tempo em paredes e janelas, além de detalhes das marcas do uso do espaço pelos artistas, estão nos delicados registros.

 

Em papel especial, de padrões internacionais de qualidade para exposições, Priscila transformou o museu em imagens. E essas fotografias foram transformadas em verdadeiras obras de arte com um conceito denominado Fotografia Fine Art. Além disso, a presença física do museu é incorporada nas obras pela utilização de chassis de matrizes de serigrafia, utilizados por diversos artistas durante anos, como moldura para as imagens. Trata-se de uma verdadeira relíquia eternizada pela artista. Confira as obras diariamente, no Quintana Café e Restaurante!

Cartas para Quintana em sua reta final!

Aproveite os últimos dias que a exposição ‘Cartas para Quintana” ficará em cartaz nas paredes do nosso restaurante. As obras continuarão expostas até dia 12, ou seja, ainda restam 4 dias para aproveitar a beleza dos quadros da artista Kézia Talisin.

Com “Cartas para Quintana”, a artista dá continuidade ao seu trabalho seriado em Ornatos Pop, no qual é possível apreciar sua assinatura e referencial artístico em arabescos. nessa mostra, Kézia faz um elo entre a arte da palavra escrita com suas pinturas,  em uma homenagem ao escritor Mario Quintana.

Nesta poesia de pinturas, a artista estabelece versos cursivos românticos que passeiam pelo bidimensional e interagem harmonicamente com seus símbolos de pintura pop. Grandes arabescos brincam com esferas de tecidos, constelações florais e figurações arbóreas com copas de galhos curvilíneos inseridas no geometrismo orgânico nos remetendo à cata-ventos. Esta ideia partir da Rua dos cataventos, uma memória artística que remete a primeira obra impressa de Mario Quintana.

“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver”. Este verso de Mario Quintana escreve a união criada por Kézia Talisin, um convívio das artes literárias e visuais.

Comece o ano com muita energia

Verão é a estação perfeita para produzir receitas que não só nos trazem bastante energia, mas também revitalizam nosso organismo. É por isso que a chef de cozinha Gabriela Vilar de Carvalho, responsável pelo Quintana Café e Restaurante ao lado de sua equipe, preparou a receita de Gelado de Açaí, Cacau, Frutas Vermelhas e Castanha do Pará – uma ótima e fácil opção para ser feita em casa, ou encomendada em nosso restaurante. Segundo Juliana Trevilini, nutricionista do Quintana e parceira profissional da chef, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes (33 vezes mais que a uva). Isso ajuda a combater os radicais livres, uma vez que na época do verão, temporada em que estamos mais expostos ao sol, nossa produção dos mesmos aumenta e é necessário combatê-los. Além disso, a fruta é também rica em fibras, proteínas, ferro, cálcio e vitaminas. Veja o passo a passo!

Ingredientes: 400 g de açaí congelado (polpa pura, sem açúcar); 400 g frutas vermelhas (variar entre amoras, morangos, mirtillo, framboesa, uva roxa, cereja); 3 colheres de sopa de linhaça; 5 colheres de sopa de água para hidratar linhaça; 3 colheres de sopa de mel puro; 4 cm de gengibre (sem casca) ou 2 rodelas; 80 gramas de açúcar mascavo (½ xícara); 3 gemas; 50 g castanha do Pará; 12 g de gelatina sem sabor (ou 1 pacotinho); 50 gramas de cacau puro (em pó).

Decoração: Frutas vermelhas; cacau em pó; lascas de chocolate (70%) e castanha do Pará.

Preparo: Hidrate a linhaça com a água por 4 horas (ou de um dia para o outro, ou pernoite). Hidrate a gelatina com água fria e depois aqueça levemente ate dissolver, conforme indicar embalagem. Gemada: bata as gemas com o açúcar até formar um creme sedoso, esbranquiçado. Bata bem, até dissolver todo o açúcar. Acrescente metade do cacau em pó (25 g ou 1 colher de sopa) e misture. Reserve. Separe algumas frutas vermelhas para decoração (aproximadamente 100 gramas das mais bonitas). Bata no liquidificador o açaí em pedaços junto das frutas vermelhas, o mel, o gengibre e a linhaça (com a água gelatinosa dela). Triture bem ate ter uma mistura homogênea cremosa mas bem firme. Acrescente a gelatina dissolvida e então a gemada e bata bem. Pique as castanhas grosseiramente e junte-as ao creme de açaí – reserve um pouco para decoração, se desejar. Prepare uma tigela ou algumas taças individuais e sirva o mousse de açaí. Decore com as frutas vermelhas, castanha do Pará quebrada e salpique com a peneira um pouco do cacau em pó. Gele bem por mínimo 1 hora e sirva gelado.