Blog

janeiro 2013

Viewing posts from janeiro , 2013

Cartas Para Quintana

Faltam 7 dias para a Abertura do Quintana Café & Restaurante!

Para começar em grande estilo, iniciaremos as nossas atividades com o lançamento de mais uma exposição: Cartas Para Quintana da artista Kezia Talisin.

Em continuidade de seu trabalho seriado em Ornatos Pop, onde apreciamos sua assinatura e referencial artístico em arabescos, a artista Kézia Talisin consegue mais um elo para novas criações: a arte da palavra escrita, com suas pinturas, uma homenagem pictórica ao escritor e poeta gaudério, Mario Quintana, como a própria palavra com origens no latim, gaudium, significando um sujeito alegre, o que coicinde com a sua terra natal, Alegrete-RS.

Nesta poesia de pinturas, a artista estabelece versos cursivos românticos que passeiam pelo  bidimensional  e interagem harmonicamente com seus símbolos de pintura pop, onde grandes arabescos brincam com esferas de tecidos, constelações florais e figurações arbóreas com copas de galhos curvilíneos inseridas no geometrismo orgânico nos remetendo a cataventos… Rua dos Cataventos… um déjà vu artístico à primeira obra impressa do grande Quintana.

Quintanar é o gestual pictórico da artista, um verbo criado por Cecília Meireles e citado muitas vezes por Carlos Drummond de Andrade. E do que se trata? Tão simplesmente do modo como Mário Quintana fazia poesia: vivendo e sonhando, e poesia é sempre arte.

A arte de viver é simplesmente a arte de conviver. (Mario Quintana), um verso que descreve esta união criada por kézia Talisin, um convívio das artes literárias e visuais.

Eloir Jr.

Artista Plástico

Curador

Açaí: uma ótima fruta para o verão!

Na última quinta-feira, a chef Gabriela Vilar de Carvalho preparou uma receita especial para o jornal Gazeta do Povo. Trata-se de um gelado de açaí, ingrediente que é uma ótima pedida para o verão!

 

Segundo Gabriela, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes (33 vezes mais que a uva). Isso ajuda a combater os radicais livres, uma vez que na época do verão, temporada em que estamos mais expostos ao sol, nossa produção dos mesmos aumenta e é necessário combatê-los.

 

Outro ponto positivo do açaí trata-se de seu valor energético alto, que auxilia na redução do colesterol ruim, além de prevenir contra doenças cardíacas. Além disso, a fruta é também rica em fibras, proteínas, potássio, ferro, cálcio e vitaminas.

 

Aguarde a newsletter do Quintana, que estará disponível no restaurante no dia 28 de janeiro, e conheça esta receita especial, que pode ser feita em casa ou solicitada por encomenda no nosso espaço. Imperdível! Faltam apenas 10 dias para a abertura do Quintana em 2013. Compareça!

Contagem Regressiva – Faltam 12 dias para a abertura do Quintana!

Nossa contagem regressiva para a abertura do Quintana em 2013, que acontece no dia 28 de janeiro. Hoje, vamos relembrar algumas exposições que aconteceram no ano passado, uma tradição que mantemos durante todo o ano, a fim de trazer não só uma alimentação saudável, mas também um ambiente repleto de cultura.

Começamos o ano com a Exposição Orgânica, com fotografias de Juh Moraes e Viviane Rodrigues, que documentaram a beleza dos acontecimentos espontâneos por meio de imagens sem nenhuma edição ou efeito. Na sequência, embarcamos no universo de Maureen Miranda, atriz e ilustradora que exibiu sua exposição “Santos e Anjos”, com obras que reforçam valores importantes do cotidiano da artista. Instigamos nossa curiosidade com a exposição “Atravesse”, com imagens de Daniel Machado, Diogo Zanatta, Guilherme Trancoso, Jefferson Carollo, Joseane Daher, Juliana Ribas, Leandro Mise, Michele Bravos e Pedro Sperandio que convidaram os visitantes a desvendar as histórias que cada imagem pode contar. Por fim, fechamos o ano com “Diversas Pequenas Histórias”, com imagens de Aline Marques, Sandra Carrillo, Melanie d’Haese, Ana Luiza Meissner e Regina Sampaio.

A partir do dia 28 de janeiro, uma nova exposição entra em cartaz em nosso espaço! Não deixe de conferir todos os detalhes pelo nosso blog e também pelas redes sociais!

Contagem Regressiva – Faltam 14 dias para a abertura do Quintana!

O Quintana está repleto de novidades para o ano de 2013. A partir de desta segunda-feira, 14 de janeiro, iniciamos a contagem regressiva para a abertura do restaurante, que volta ao seu funcionamento normal no dia 28 de janeiro.

2013 começa repleto de novidades. Neste período, nossa equipe aproveitou para melhorar ainda mais o espaço, que está ainda mais agradável e equipado. Nossa cozinha será totalmente reformada, a fim de atender ainda melhor nossos clientes e trazer diariamente pratos repletos de saúde e sabor.

Acompanhe nosso blog para saber mais detalhes sobre todas as novidades – teremos uma solução sustentável que irá oferecer mais conforto para o espaço, além de uma nova exposição para iniciar o ano. Além disso, vamos divulgar nos próximos dias a ação feita na última semana do ano de 2012, na qual clientes recitaram Mario Quintana a fim de dar boas vindas ao novo ano.

Não perca! Faltam 14 dias para a reabertura do Quintana. Imperdível!

Sexta-feira: dia de homenagear a culinária do Oriente Médio!

O último dia útil da semana é comemorado com pratos e opções deliciosas no Quintana Café. Sexta-feira é marcado pelo dia do cordeiro assado com especiarias, feito de uma maneira diferente a cada semana, além de um cardápio repleto de influências do Grande Oriente Médio.

Esta região trouxe de inspiração a nossa cozinha o pilaf – um modo diferente de preparar o arroz. Em nosso cardápio, esta opçnao aparece com castanhas, frutas secas, açafrão, especiarias e berinjela caramelada – uma ótima opção para acompanhar o cordeiro assado. O falafel – outro prato tradicional da região, que trata-se de um bolinho de grão de bico, também aparece em nosso cardápio com molho de iogurte e tahine.

A intenção deste dia é utilizar temperos, ervas, frutos secos e grãos que estimulam e ressaltam o sabor da cozinha de países desta região como Marrocos, Líbado, Síria, entre outros.

E você, qual é o seu prato favorito da cozinha do Oriente Médio? Comente!

Saiba mais sobre a Culinária das Américas

Nesta quarta-feira, vamos conversar sobre as delícias do cardápio de quarta-feira no Quintana Café e Restaurante. Neste dia, o destaque fica por conta do cardápio inspirado nas Américas, em especial países como Brasil, Chile, Argentina, México, Estados Unidos, Jamaica, Peru e Bolívia.

A região tem uma riqueza de sabores inigualável. No Chile, por exemplo, alguns dos ingredientes mais utilizados são o abacate, empanada, diversos tipos de pães e peixes. Este último ingrediente também aparece em peso na culinárua peruana, especialmente com o tradicional ceviche, que também integra nosso cardápio.  A Argentina entra com seu grande uso de carnes, sempre acompanhadas por batatas e saladas. Já a culinária do México se caracteriza pelo grande uso de pimenta, especialmente pelo grande uso de chili. A inspiração americana também aparece, especialmente com o prato Quintana Fried Chicken, produzido de maneira bem especial.

A nossa terra fica muito bem representada por um prato típico do Paraná – o barreado. A receita especial é servida ainda com purê de banana da terra, que dá um toque de requinte ao prato tradicional. Integram nosso cardápio também a carne de sol e o baião de dois, prato típico do Nordeste do País.

Conheça mais sobre a culinária da Europa!

A equipe do Quintana Café e Restaurante continua na ativa para providenciar as melhorias e novidades para o ano de 2013. Enquanto isso, hoje no blog vamos falar da culinária europeia, que norteia o nosso cardápio de terça-feira. A Suécia, Inglaterra, Alemanha, Dinamarca, Itália, Portugal, Espanha e Polônia são alguns dos países lembrados na produção dos pratos deste dia, que conta com ingredientes saborosos e uma cultura bem diversificada.

Esta região é conhecida pela simplicidade dos pratos e a utilização de ingredientes fortes e ricos em sabor. Batatas, queijos, carnes e defumados suínos estão entre as opções mais utilizadas, além de massas e risotos com grãos italianos, além da uso de especiarias como o Kümmel, muito popular na Alemanha, e mostarda.

A Itália entra com sua grande variedade de massas e molhos, e a Inglaterra com uma rica gastronomia que aproveita carne bovina e legumes. A Espanha aparece com o uso do azeite de oliva e vegetais, enquanto Portugal ganha destaque com a utilização de peixes e carne suína. Um presente para o nosso paladar!

Neste dia, aproveite para experimentar o goulash de frango com tomate e páprica, além da deliciosa costelinha suína. E você, qual é o seu prato preferido da culinária europeia? Comente!

Seja bem-vindo a 2013!

O novo ano chegou com direito a muita alegria e prosperidade. Aos clientes do Quintana Café, o restaurante já prepara a programação cultural de todo o ano, a fim de dar início às atividades de 2013 com toda a energia. Neste período, a equipe permanece em atividade interna no restaurante, a fim de abrir as portas com muitas novidades.

Durante esta semana, vamos relembrar todos os detalhes do nosso cardápio de dar água na boca. Nas segundas-feiras, nossa inspiração vem do Mediterrâneo, com um cardápio rico em aromas e pratos leves. A grande influência fica por conta de países como a Espanha, Itália, Grécia e Turquia. A grande variedade de ervas de cheiro dão um toque especial de cor e sabor aos pratos elaborados com essa tendência, com muitas opções de legumes e grelhados.

A prioridade nestes casos é optar por ingredientes frescos como a berinjela, abobrinha, pimentões, manjericão, frutas secas, queijos frescos, limão siciliano, azeitonas, especiarias, além do destaque para o azeite de oliva, também muito utilizado.

As saladas também levam destaque, pratos que se tornam opções elaboradas na cultura desta região. Uma boa opção para o clima do verão, servidas em contraste com as especiarias utilizadas nos pratos quentes. Legumes recheados também são outra especialidade da culinária do mediterrâneo.

Nesta data, aproveite para deliciar nosso filé de peixe assado com molho de azeitonas e ervas, um dos destaques do dia. E você, qual é o seu prato predileto da culinária do mediterrâneo no Quintana? Não esqueça de comentar!